Município de Cachoeiro de Itapemirim é reconhecido como referência em saneamento básico no Brasil

Município de Cachoeiro de Itapemirim é reconhecido  como referência em saneamento básico no Brasil

Da Folha Vitória

Durante simpósio promovido em São Paulo, Cachoeiro de Itapemirim (ES) foi apresentada como modelo de sucesso no avanço dos serviços de água e esgoto.

O serviço de saneamento básico em Cachoeiro foi reconhecido pelo Instituto Trata Brasil. O município foi apontado como referência na universalização dos serviços de água e esgoto, durante o seminário “Exemplos em Saneamento Básico – Municípios provam ser possível universalizar serviços e reduzir perdas de água”, realizado no dia 17.10, em São Paulo.

O reconhecimento do Trata Brasil rendeu ao município um troféu, entregue durante o seminário ao diretor da BRK Ambiental, Bruno Ravaglia. “É importante que experiências e modelos bem-sucedidos sejam compartilhados. O Brasil tem um desafio enorme no saneamento e Cachoeiro é um exemplo de cidade que apostou em um modelo pioneiro e os resultados estão aí para comprovar o acerto dessa escolha”, destacou.

Atualmente, 98,06% do esgoto de Cachoeiro é coletado e, desse total, 98,15% é tratado, o que corresponde a cerca de 21 milhões de litros de esgoto tratados diariamente, evitando a poluição do rio Itapemirim e de córregos. No Brasil, mais de 100 milhões de pessoas ainda não contam com esse serviço. Com quase 212 mil habitantes, Cachoeiro está no seleto grupo de cidades brasileiras que já conseguiram enfrentar e resolver o problema.

Além do reconhecimento das cidades, uma das propostas do seminário foi a de compartilhar experiências que pudessem servir de inspiração para outras cidades. Em qualquer município, a universalização é um processo que envolve muito planejamento e grandes investimentos. Em Cachoeiro não foi diferente. A cidade foi uma das primeiras no Brasil a recorrer à iniciativa privada para garantir o avanço dos serviços.

“A universalização é o grande objetivo, mas os desafios continuam. A cidade cresce, se desenvolve, e o saneamento precisa acompanhar esse movimento. Vindo do Trata Brasil, uma das instituições mais compromissadas com a universalização dos serviços de saneamento no país, esse reconhecimento certamente tem uma importância ainda maior e nos estimula a continuar avançando”, finalizou Ravaglia.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please copy the string A7WZ1s to the field below: