SAMAR, Secretaria do Meio Ambiente e Ongs lançam projeto EXPEDIÇÃO BAGUAÇU em comemoração ao dia do Ribeirão

SAMAR, Secretaria do Meio Ambiente e Ongs lançam projeto EXPEDIÇÃO BAGUAÇU em comemoração ao dia do Ribeirão

No dia 20 de abril, às 08h30, a SAMAR lançará o projeto Expedição Baguaçu. O projeto nasceu da parceria da SAMAR com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, da Ong Clube da Árvore, de Araçatuba, e da ONG A.G.A (Associação do Grupamento Ambientalista), de Birigui, que – após realizarem encontros para organizar ações de preservação e conscientização sobre a importância do Ribeirão Baguaçu – resolveram criar a Expedição Baguaçu.

O projeto faz parte das comemorações do Dia do Ribeirão Baguaçu, cuja data foi instituída por Lei Municipal é comemorada no dia 22 de abril.

O objetivo da Expedição Baguaçu é traçar um diagnóstico completo das atuais condições do Ribeirão, hoje responsável por 60 % do abastecimento de Araçatuba,  e definir ações de preservação, reposição de mata ciliar e conscientização da população do entorno, além de identificação das espécies que compõem a fauna e flora. Nesta primeira etapa, o trecho a ser percorrida pela Expedição será onde ele percorre a cidade, desde as proximidades da Rodovia Marechal Rondon até a captação de água para o abastecimento público em Araçatuba, na sede da SAMAR. A Expedição também realizará a limpeza das margens com a retirada de resíduos plásticos.

O diagnóstico será feito com a realização de trilhas ecológicas que devem percorrer as margens do Baguaçu. A trilha está prevista para ser realizada no mês de maio. Até lá, o objetivo da SAMAR, Ongs e Secretaria do Meio Ambiente é firmar parceiras com o maior número de pessoas possível para a participação.

Durante o lançamento da Expedição Baguaçu nesta quinta-feira, será realizado um plantio de dezenas de mudas de árvores às margens do Ribeirão para reposição da mata da ciliar. Os plantios serão realizados na área das instalações da SAMAR.

Ribeirão Baguaçu é tema de concurso de desenho ambiental para crianças de Araçatuba

A SAMAR está focando neste ano suas atividades de Educação Ambiental para preservação e cuidados com o Ribeirão Baguaçu. No dia 22 de março foi lançada a 4ª edição do Concurso de Desenho Ambiental SAMAR, com o tema “Ribeirão Baguaçu, riqueza de Araçatuba”.

O objetivo do concurso é levar o tema às salas de aula para que as crianças possam se conscientizar sobre a importante do ribeirão para a nossa cidade e a necessidade de cuidados para a preservação do ribeirão. O resultado desse conteúdo será exposto em desenhos produzidos por crianças entre seis a onze anos de idade que serão entregues para na sede da SAMAR até o dia 26 de maio.

Para participar do concurso o aluno deve entregar um desenho, em papel A4 no formato paisagem, junto com a ficha de inscrição, no setor de Comunicação SAMAR. Três desenhos são selecionados pela comissão julgadora (formada por autoridades municipais, Agência Reguladora, imprensa e gerentes da SAMAR), sendo que o primeiro colocado é divulgado na campanha da SAMAR em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06).

O autor do desenho vencedor será premiado com um hoverboard. O segundo lugar receberá um notebook e o terceiro, um smartphone. As premiações serão realizadas durante evento da SAMAR na Semana do Meio Ambiente, em junho de 2017, com a participação das escolas, autoridades, Agência Reguladora e imprensa. Anualmente o concurso recebe aproximadamente dois mil desenhos. Todas as escolas inscritas participam do programa de Educação Ambiental da SAMAR que envolve visitação na unidade de Tratamento de Água e palestra sobre o uso consciente da água.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please copy the string HU16c4 to the field below: