Cursos de Capacitação Sindcon

Comunicação Digital para as empresas de saneamento: como potencializar o relacionamento com stakeholders por meio das mídias sociais

Outubro – Inscrições abertas
Explorar o potencial das redes sociais aplicadas a empresas do segmento de serviços básicos, considerando o amplo cenário de comunicação digital, os hábitos de consumo de informação do usuário médio, produção de conteúdo, o relacionamento e a avaliação de resultados. Auxiliar os participantes na criação de uma estratégia de mídias sociais específica ao seu negócio e dentro das suas possibilidades.


Workshop de Compliance e Relacionamento entre Concessionárias, Poder Concedente e Agentes Públicos

22 de setembro – Inscrições abertas

Capacitar os profissionais que atuam nas áreas: comercial, relações institucionais, gestão de contratos, comunicação corporativa e jurídica de forma prática e objetiva a fim de melhorar o relacionamento com o Poder Concedente e Agentes Públicos, assim como buscar mitigar riscos jurídicos e preservar a reputação da concessionária e seus acionistas.


Capacitação Online – Aspectos práticos da relação das concessionárias com os usuários (e não consumidores) de serviços públicos de saneamento básico

Setembro – Inscrições abertas

Abordar os principais aspectos da relação entre as Concessionárias de Serviços Públicos de abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário com seus usuários, diferenciando tal figura da figura jurídica do consumidor. Para tanto, pretende-se abordar os casos de maior incidência de ações judiciais movidas pelos usuários contra as Concessionárias, a questão probatória e a postura das empresas perante o Poder Judiciário, os órgãos de proteção ao consumidor e seus usuários tudo objetivando a diminuição do passivo judicial e o correto dimensionamento dos riscos envolvidos nos processos.


Workshop de Gestão e Controle Operacional

Realizado – 18 de julho de 2017

Capacitar os profissionais das empresas de saneamento da teoria à pratica, na gestão de processos operacionais e interpretação dos principais indicadores dos serviços de saneamento de forma a contribuir para a melhoria contínua da gestão e performance das concessionárias.

Parte 1 – Introdução aos Conceitos Básicos de Gestão (Fernando Luzio)
Parte 2 – Gestão da Qualidade (I.S.O e PDCA), focando o mapeamento dos principais processos operacionais de água , esgoto e comercial de uma concessão (Patricia Silva)
Parte 3 – Mapeando os Processos de água (captação, adução, tratamento e distribuição) e esgoto (Coleta, Tratamento, Envio ao Corpo Hídrico e Disposição Final do lodo) – Dinâmica de Grupo (Patricia Silva e Giuliano Dragone)
Parte 4 – Definição de Indicadores – Definir os indicadores adequados para os principais processos operacionais da concessão – Dinâmica de Grupo. (Patrícia Silva e Giuliano Dragone)
Parte 5 – Benchmarking de indicadores (SPRIS, SNIS) – Como utilizar o Benchmarking para melhoria contínua. (Giuliano Dragone)
Parte 6 – Exemplos de interpretações e correlações entre indicadores (Giuliano Dragone)


A Transformação Digital como Agente de Mudança no Desafio das Perdas de Água

Realizado – maio de 2017

A segunda edição do curso online realizado pelo Sindcon em parceria com a Itron prevê debater a Transformação Digital para o mercado de Água com soluções baseadas em conceitos de Internet das Coisas e Cidades inteligentes para as perdas reais e aparentes por meio de cases reais, apresentação de tendências e tecnologias e ao mesmo tempo, permitir aos participantes interagir com os instrutores para esclarecer dúvidas sobre ocorrências em campo.

Apresentações

 


Riscos em empresas prestadoras de serviços de água e esgoto

Realizado – 26 de outubro de 2016

O objetivo do curso é tratar o tema gestão de riscos em empresas de serviços de água e esgoto de forma transversal à organização, reforçando o cenário atual e futuro de mudança do clima e aumento de eventos extremos, bem como a ocorrência de acidentes ambientais. A necessidade de adaptação das empresas passa por novos modelos e ferramentas de gestão que reduzam a vulnerabilidade dos sistemas operacionais e aumentem a capacidade de resposta frente a ocorrências, além de garantir a sustentabilidade do negócio.

Curso de Capacitação - Riscos em empresas prestadoras de serviços de água e esgoto

 


Combate às perdas em sistemas de abastecimento de água

Realizado – setembro de 2016

O SINDCON fez de setembro o mês de combate às perdas em sistemas de abastecimento de água, um dos principais indicadores de eficiência das operações em saneamento básico. Em parceria com a Itron Soluções, foi oferecido aos associados um Curso de Capacitação Online em cinco módulos, a primeira experiência em EAD do SINDCON.

  • Módulo 1 – Tecnologia de Medição: Residencial, Comercial e Industrial
  • Módulo 2 – Sistemas de coletas de dados (AMR/AMI – MDC) Redes Fixas / Redes Móveis
  • Módulo 3 – Sistemas de análise de dados (MDM)
  • Módulo 4 – Controle de perdas Reais (Gestão de Pressão na Rede)
  • Módulo 5 – Gestão do Parque de Medição – DIS

 


Aproveitamento Energético do Biogás
Aspectos operacionais e construtivos de reatores UASB e digestores anaeróbios

Realizado – 25 e 26 de julho de 2016

O aproveitamento energético do biogás (gás combustível) produzido em reatores presentes no processo de estações de tratamento de esgoto é uma alternativa ainda pouco praticada no Brasil, onde encontra grande potencial.

O SINDCON realizou nos dias 25 e 26 de julho em Ribeirão Preto um encontro sobre o Aproveitamento Energético do Biogás, com a participação do brasileiro Fabio Pressinotti. Doutor em engenharia sanitária e especialista no assunto, ele é radicado há mais de 10 anos na Alemanha e chega a Ribeirão Preto especialmente para o encontro, que acontece no auditório da concessionária Ambient.

Curso de Capacitação - Aproveitamento Energético do Biogás