ÁREA DO ASSOCIADO

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  • Comunicação digital para as empresas de saneamento

    Objetivo

    Explorar o potencial das redes sociais aplicadas a empresas do segmento de serviços básicos, considerando o amplo cenário de comunicação digital, os hábitos de consumo de informação do usuário médio, produção de conteúdo, o relacionamento e a avaliação de resultados. Auxiliar os participantes na criação de uma estratégia de redes sociais específica ao seu negócio e dentro das suas possibilidades.

    A quem se destina

    Profissionais de todas as áreas da Comunicação com ou sem experiência em redes sociais, ou colaboradores de quaisquer outras áreas, que já tenham algum contato profissional com redes sociais.

    Programação

    1º Encontro – DNA das redes sociais

    DNA das redes sociais: hábitos de navegação do usuário e de consumo de informação em ambientes de relacionamento. De onde vêm as redes sociais e o que o público busca nesses espaços? Como uma marca pode “entrar na conversa”? Como uma empresa de serviços pode se destacar a ponto de se tornar bem conhecida até mesmo para quem não é target?

    2º Encontro – Linguagens e rotinas de produção

    Tipo de mensagem e de conteúdo para gerar engajamento, visitação ao site ou ação de conteúdo gerado pelo usuário para eventos especiais. Melhores horários de postagem. – Relacionamento: prevenção de crise, fidelização e engajamento.

    Criação de rotina de respostas, avaliação de posts que precisam ser respondidos. Como gerar participação do usuário nas redes sociais. Como identificar advogados da marca e desenvolver ações para mantê-los atuantes.

    3º Encontro – Gestão de Crise

    Como lidar com críticas (legítimas ou não). Quando apagar e/ou ignorar comentários negativos? Como manter sua fanpage protegida de trolls. Identificação de haters. Tempos de resposta para cada rede social. Os riscos de uma gestão mal feita. Como prevenir que uma crise se agrave ou mesmo que se instaure.

    4º Encontro – Construção de Estratégia

    Construção de Estratégia: produção de diagnóstico da marca atualmente nas redes; definição de objetivos da atuação nas redes sociais em sintonia com os objetivos da empresa; como estimar mão de obra; criação de calendário de publicações e relacionamento; mensuração de resultados (quais métricas devem ser acompanhadas e como interpretá-las).

    Palestrantes

    Ana Brambilla

    É jornalista, professora na Faculdade Cásper Líbero e na Faculdade das Américas (SP), doutoranda em Comunicação pela Universidad Austral, de Buenos Aires, mestre em Comunicação e Informação pela UFRGS (2006) e bacharel em Jornalismo pela PUCRS (2003). Seus estudos e atuações na docência e no mercado estão fortemente vinculados ao digital e a processos de colaboração aplicados ao jornalismo e ao marketing, à tecnologia, inovação de formatos, modelos de negócio e cultura open source.Até fevereiro de 2014 foi editora de mídias sociais na Editora Globo, cargo que também ocupou no portal Terra e na Editora Abril. Na academia, lecionou em cursos de graduação e pós-graduação em Comunicação em vários estados brasileiros, como São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Bahia. É professora convidada no Master em Jornalismo Digital e em Gestão do Instituto Internacional de Ciências Sociais (IICS), em São Paulo.

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