ÁREA DO ASSOCIADO

  • Login
  • Reúso de Água – Aplicações no setor saneamento

    Objetivo

    A atual crise no abastecimento vem deflagrando a necessidade de flexibilização dos sistemas de produção de água, com a diversificação dos modelos técnicos e de gestão. O Reuso de água tem surgido de forma unânime como uma das soluções para garantia da segurança hídrica dos sistemas.O SINDCON organizou este curso a fim de apresentar o estado da arte desta prática, os limites da regulamentação no Brasil e as experiências das empresas parceiras.

    A quem se destina

    Dirigido para gestores e técnicos das áreas das operações, jurídicos e novos negócios.

    Programação

    24 de junho

    9h00 – 9h30 – Welcome Coffee

    9h30 – 11h45 – Parte 1 – Regulamentação da utilização da água de Reuso.
    Ministério do Meio Ambiente

    10h45 – 11h05 – Coffee Break

    11h05 – 12h30 – Parte 2 – (continuação) Regulamentação da utilização da água de Reuso.
    Ministério do Meio Ambiente

    12h30 – 14h00 – Almoço

    14h00 – 16h00 – Estado da arte do Reúso de água no setor Saneamento – aspectos técnicos e operacionais CIRRA/USP – Ivanildo Hespanhol

    16h00 – 16h20 – Coffee Break

    16h20 – 18h00 – Experiências no setor saneamento

    Prolagos – Produção de Água de Reuso para Irrigação.
    Aspectos Técnico-Operacionais e Econômico-Financeiro

    Aquapolo – Produção de Água de Reúso Industrial.
    Aspectos Técnico-Operacionais e Econômico-Financeiro

    25 de junho

    Visita Técnica à EPAR- Estação Produtora de Água de Reuso – Capivari II
    Sanasa – Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A – Campinas

    09h00 – Saída do Hotel Mercure

    12h00 – Retorno ao Hotel Mercure

    Palestrantes

    Ivanildo Hespanhol

    Prof. Ivanildo Hespanhol Graduado em Eng. Civil (1961) e em Eng. Sanitária (1968) pela Universidade de São Paulo, mestrado em Engenharia Sanitária pela University of California, Berkeley, (1972), doutorado em Engenharia Sanitária pela University of California, Berkeley, (1975) e doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1968). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo e Diretor do Centro Internacional de Referência em Reúso de Água CIRRA/IRCWR, da USP. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária e Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: conservação e reúso de água; gestão de recursos hídricos; sistemas avançados de tratamentos de esgotos e efluentes industriais, incluindo sistemas de membranas, processos oxidativos, biomembranas, evaporadores de compressão de vapor, etc.

    Sheila de Oliveira

    Graduada em Engenharia Química pela Escola de Engenharia Mauá, mestre em Bioprocessos pela Universidade Estadual Campinas, atua há seis anos como gerente da área de operação da maior planta de água de reuso para fins industriais na região metropolitana de são Paulo.

    Carlos Henrique P. Roma

    Graduado em Engenharia Civil com MBA em Gestão Empresarial e em Infraestrutura, com experiencia no setor de rodovias e saneamento, atualmente é Diretor Presidente da Prolagos & Diretor de Desenvolvimento de Negócios da AEGEA Rio de Janeiro.

    Plinio Tomaz

    Graduado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, foi fundador do SAAE de Guarulhos e da ASSEAG (Associação de Engenheiros e Arquitetos e Agrônomos de Guarulhos). Trabalhou Ministério de Minas e Energia como Diretor de Exploração Mineral e desde 2013 é Diretor Presidente da Agência Reguladora de Saneamento Básico de Guarulhos

    Translate »