ÁREA DO ASSOCIADO

  • Login
  • Workshop de Gestão e Controle Operacional

    Objetivo

    Capacitar os profissionais das empresas de saneamento da teoria a pratica, no mapeamento de processos operacionais e interpretação dos principais indicadores dos serviços de saneamento de forma a contribuir para a melhoria contínua da gestão e performance das concessionárias.

    A quem se destina

    Profissionais de todas as áreas da Comunicação com ou sem experiência em redes sociais, ou colaboradores de quaisquer outras áreas, que já tenham algum contato profissional com redes sociais.

    Programação

    Parte 1 – Introdução aos Conceitos Básicos de Gestão (Fernando Luzio)

    Intervalo

    Parte 2 – Conceitos Básicos de Processos – Gestão da Qualidade (I.S.O e PDCA), focando o mapeamento dos principais processos operacionais de água , esgoto e comercial de uma concessão (Patricia Silva)

    Almoço

    Parte 3 – Mapeando os Processos de água (captação, adução, tratamento e distribuição) e esgoto (Coleta, Tratamento, Envio ao Corpo Hídrico e Disposição Final do lodo) – Dinâmica de Grupo (Patricia Silva e Giuliano Dragone)

    Parte 4 – Definição de Indicadores – como definir os indicadores ideais para os principais processos operacionais da concessão (Giuliano Dragone)

    Intervalo

    Parte 5 – Benchmarking de indicadores (SPRIS, SNIS) e, como definir as metas dos principais indicadores operacionais (Giuliano Dragone)

    Parte 6 – Relatórios de Gestão: Apresentação e Interpretação dos Indicadores (Giuliano Dragone)

    Palestrantes

    Fernando Luzio

    Sócio-Fundador e Chairman da Luzio Strategy Group e Diretor Brasil da Archetype Discoveries Worldwide, Fernando Luzio é formado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas EAESP-FGV, com especialização em Estratégia pela London Business School e Harvard Business School. É Professor de Estratégia Empresarial do MBA da Universidade de São Paulo (FIA-USP) desde 1999 e Sócio Efetivo do movimento Todos Pela Educação (ONG). É autor do livro “Fazendo a Estratégia Acontecer” e articulista da Harvard Business Review.

    Patricia Silva

    Engenheira especialista em Gestão da Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho, com mais de 10 anos de experiência em posições estratégicas nos setores: Saneamento Básico, Petroquímico e Construção Civil. Atuação como líder na implantação do Sistema de Gestão Integrado, certificações ISO 9001 / ISO 14001 / OHSAS 18001, mapeamento de processos, acompanhamento de performance e alinhamento com o Modelo de Excelência de Gestão -PNQ. Além atuar na elaboração de seminários, simulados, planos de controle de emergências junto às instituições fiscalizadoras, órgãos públicos, governamentais, tais como: MTE, Cetesb, Anvisa, Inmetro, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Federal.

    Giuliano Dragone

    Com 16 anos de experiência no setor, é engenheiro de produção química (UFSCar) e especialista em processos de saneamento, automação e instrumentação pelo Office Internacional de L’eau, França. Atualmente é diretor técnico da GS Inima e Presidente do Conselho Diretor do Sindcon, tendo atuado OAS Ambiental, CAB ambiental e nas concessionárias Águas de Limeira, Águas do Amazonas e Ondeo em Porto Rico.

    Translate »