ÁREA DO ASSOCIADO

Workshop – Parametrização de Preços de Obras de Saneamento Básico

Objetivo

ABCON/SINDCON, por meio de seu Comitê Financeiro, em busca do aperfeiçoamento de normas e instrumentos de gestão junto ao Governo Federal, tem participado desde 2016 de grupos de trabalho constituídos na CAIXA, no Ministério das Cidades e no CCFGTS – Conselho Curador do FGTS. Centramos nossos esforços na apresentação de propostas para a agilização e simplificação, que levassem à desburocratização dos processos de financiamento para as operações do segmento privado no setor. Dentre essas propostas, destaca-se o Estudo de Parametrização de Preços de Obras de Saneamento Básico, concluído em março de 2017, que engloba a Tabela Referencial de Preços para obras de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, que, sem dúvida, tornará o processo de apresentação, avaliação e aprovação dos pedidos de financiamento para investimentos no setor, muito mais ágil. Divulgar o Estudo entre os associados da ABCON e do SINDCON, esclarecer seus fundamentos, sua metodologia, apresentar a base de formação dos preços constantes da tabela elaborada, capacitar os associados para seu uso, e informar os passos seguintes para a validação oficial da tabela, visando sua utilização complementar e auxiliar a tabela SINAPI.

A quem se destina

Profissionais das áreas de engenharia responsavéis pelo orçamento dos projetos já em andamento e de novos negócios.

Programação

09h00: Abertura

09h20: Apresentação do Estudo de Parametrização por Álvaro Menezes da AMEC

  • Fundamentação do estudo;
  • Metodologia adotada;
  • Desafios de compatibilidade com o SINAPI abrangência regionalização;
  • Estruturação, conteúdo e recomendações sobre o uso da tabela.

10h20: Intervalo

10h40: Apresentação da Tabela Referencial de Preços por Eduardo Fontenelle do Grupo Águas do Brasil

  • Descrição do layout da tabela;
  • Apresentação da base de formação dos preços adotados e itens escolhidos;
  • Formas de utilização da tabela e exemplos de aplicação.

11h40: Debates e Esclarecimentos

12h20: Etapas seguintes por Álvaro Menezes e Ana Lia de Castro

  • Consulta pública;
  • Aferição;
  • Divulgação e uso.

13h00: Encerramento e Almoço”

Informações

Data 24/11/2017
Carga Horária 4 h
Público Associados
Cidade São Paulo
Certificado Sim

Inscrições Encerradas!

Palestrantes

Álvaro Menezes

Álvaro José Menezes da Costa, Diretor nacional da ABES, 2º Secretário, desde 2012; consultor em saneamento e diretor geral da AMEC – Álvaro Menezes Engenharia e Consultoria EPP e sócio executivo/consultor da GO Associados/Escritório Norte-Nordeste; engenheiro civil pela UFAL – Universidade Federal de Alagoas, especialista em aproveitamento de recursos hídricos e avaliação e perícias técnicas de engenharia; mestrando em recursos hídricos e saneamento no PPGRHS/UFAL; promotor técnico da DOW Química Brasil para o Nordeste nos temas ultra filtração e osmose reversa; membro do Comitê Técnico da PPP COMPESA/BRK Ambiental como representante da COMPESA e presidente do Comitê; responsável pela coluna “Gestão & Operação” na revista BIO desde 2010; escreve artigos para o site português www.ambienteonline.pt desde 2015, na coluna Opinião Brasil; escreve artigos para o jornal impresso Tribuna Independente de Maceió/Alagoas desde 2011; membro da Academia Nacional de Economia ocupando a cátedra nº121; trinta anos de experiência em serviços de saneamento na CASAL – Cia. de Saneamento de Alagoas e COMPESA – Cia. Pernambucana de Saneamento, coordenando e implantando projetos e obras de engenharia, operação de sistemas de água e esgotos, programas de redução de perdas, PPP, contrato de performance, locação de ativos, planejamento estratégico, gestão por resultados, planos de saneamento, relacionamento com agências reguladoras; autor do livro Água que Move Vidas(2005), de estudo da CNI sobre FGTS e co-autor de outros livros sobre gestão, governança e governabilidade e reúso de águas.

Eduardo Fontenelle

Engenheiro Civil, formado pela Universidade Federal Fluminense, com 28 anos de experiência no Gerenciamento de Contratos de obras de grande porte. Gerente de Engenharia, Planejamento e Controle da Superintendência de Engenharia Corporativa do GRUPO ÁGUAS DO BRASIL, responsável pelo gerenciamento e implantação de todas as obras de investimentos (CAPEX) das Concessões do Grupo.

Ana Lia de Castro

Graduada em Ciências Políticas e Sociais pela PUC Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Especialização em Administração de Empresas para Graduados pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas. Entre 1985 e 1995 foi diretora executiva da ABIVIDRO - Associação Brasileira da Indústria de Vidro, onde implantou e coordenou programas de reciclagem de embalagens de vidro em parceria com prefeituras e organizações sociais em inúmeros municípios brasileiros. Em 1996 participou da fundação e assumiu a direção executiva da ABCON - Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto, e em 2000 coordenou a fundação do SINDCON - Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto, assumindo sua diretoria executiva naquele mesmo ano. Especialista em questões ambientais, sua carreira teve ênfase desde 1985 em resíduos sólidos e logística reversa, e a partir de 1996 no saneamento básico (água e esgotamento sanitário. Atua no Conselho Nacional das Cidades desde sua constituição, em especial no Comitê de Saneamento Ambiental.

Translate »