ÁREA DO ASSOCIADO

  • Login
  • ABCON participa de workshop do BNDES

    02/03/2018

    A ABCON (Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto) participa na próxima segunda-feira, 05.03, do workshop “Visão 2035: Brasil Desenvolvido”.
    Promovido pelo BNDES, o evento acontece na sede do banco, no Rio de Janeiro, e será um encontro preparatório para o Congresso Nacional da instituição, a ser realizado em 20 de março, com a presença de lideranças do governo, empresariais e dos trabalhadores, para debater a aceleração de investimentos, de forma sustentável, no país.

    Conselheiro da ABCON, Carlos Eduardo Castro, será o representante da entidade no workshop. O setor de saneamento (água e esgoto) fará parte do grupo de trabalho que inclui também mobilidade e resíduos sólidos urbanos.

    A década de 2030, mais precisamente o ano de 2033, é o marco estabelecido pelo Plansab (Plano Nacional de Saneamento Básico) para a universalização dos serviços de água e esgoto no país. No entanto, com a crise fiscal e a redução de investimentos no setor nos últimos anos, a previsão atual é que, a permanecer nesse ritmo, a universalização só será alcançada em 2054.

    Segundo estimativa da ABCON, o investimento necessário para alcançar a universalização é de 0,35% do PIB, praticamente o dobro do que foi investido em 2016. Diante desse cenário, a parceria com a iniciativa privada, que já investe cerca de 20% do total de recursos aplicados em serviços de saneamento público no país, surge hoje como fundamental para a melhoria dos índices de cobertura (mais de 35 milhões de brasileiros ainda não têm acesso a água potável, pouco mais da metade do esgoto produzido é coletado, e menos da metade é tratada).

    Compartilhe:
    Translate »