Especialista brasileiro radicado na Europa vem a Ribeirão Preto falar de aproveitamento energético do biogás

Especialista brasileiro radicado na Europa vem a Ribeirão Preto falar de aproveitamento energético do biogás

Fabio Pressinotti é convidado do SINDCON e estará na concessionária Ambient nos dias 25 e 26 de julho, em encontro com profissionais da área de saneamento

O SINDCON (Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto) realiza nos dias 25 e 26 de julho em Ribeirão Preto um encontro sobre o Aproveitamento Energético do Biogás, com a participação do brasileiro Fabio Pressinotti. Doutor em engenharia sanitária e especialista no assunto, ele é radicado há mais de 10 anos na Alemanha e chega a Ribeirão Preto especialmente para o encontro, que acontece no auditório da concessionária Ambient.

O aproveitamento energético do biogás (gás combustível) produzido em reatores presentes no processo de estações de tratamento de esgoto é uma alternativa ainda pouco praticada no Brasil, onde encontra grande potencial.

Para Pressinotti, as vantagens ambientais e financeiras dos projetos de biogás, mesmo quando o retorno é mais demorado, justificam a adoção de projetos do gênero. Ele aponta como pré-requisito que o sistema seja viável técnica e economicamente e, muito importante, que o sistema de tratamento de esgoto não seja prejudicado. “O objetivo de uma estação de tratamento de esgoto é, em primeiro lugar, tratar esgoto e não aproveitar o biogás”, explica.

Gerida pela iniciativa privada, a ETE Ribeirão Preto é um bom exemplo de aproveitamento energético do biogás. Segundo a edição 2016 do anuário Panorama da Participação Privada no Saneamento, da ABCON/SINDCON, a concessionária Ambient produz 60% da energia que consome na ETE a partir do biogás.

“O uso dessa tecnologia pioneira é um bom exemplo de como a iniciativa privada pode contribuir com avanços significativos na área do saneamento”, completa Alexandre Lopes, presidente do SINDCON.

 

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Priscilla Oliveira – priscilla@emfoco.net – (11) 3816-0732

Nelson Lourenço – nelson@emfoco.net – (11) 9 9280-2111

Ana Rizzo – ana@anarizzo.com – (19) 9 9667 4700

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please copy the string UdnDzI to the field below: