ÁREA DO ASSOCIADO

Prefeitos de cidades atendidas por concessões privadas recebem reconhecimento em evento do Ranking da Universalização do Saneamento

07/02/2018

Em um evento promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), na segunda-feira (05.02), 14 municípios receberam uma homenagem por terem atingido o grupo de melhor performance no ranking sobre universalização do saneamento que a entidade lançou em outubro do ano passado.

Prefeitos e representantes dos municípios que se destacaram no Ranking ABES da Universalização, durante cerimônia no CRQ/SP (05.02)

Prefeitos e representantes dos municípios que se destacaram no Ranking ABES da Universalização, durante cerimônia no CRQ/SP (05.02)

Dos municípios do grupo “Rumo à universalização”, metade conta com a parceria da iniciativa privada no saneamento, hoje uma alternativa indispensável para o avanço do setor no país. Afinal, o Brasil precisa de recursos para ampliar os índices de cobertura dos serviços de água e esgoto, ainda muito distantes da sonhada universalização, preconizada pelo Plansab (Plano Nacional de Saneamento Básico) para 2013, mas já com este prazo comprometido, diante da falta de investimentos nos últimos anos. O próprio ranking da ABES demonstra essa triste realidade: das 231 cidades pesquisadas, apenas 14 (6%) podem ser consideradas referência.

Entre os prefeitos que estiveram no evento para receber a premiação estavam Fernando de Oliveira Souza (Votorantim, atendida pela concessão privada Águas de Votorantim), Dilador Borges (Araçatuba, atendida pela concessão privada Samar), Mário Botion (Limeira, atendida pela concessão privada BRK Ambiental Limeira) e Barjas Negri (Piracicaba, atendida pela PPP de esgoto Águas do Mirante). Os secretários Axel Grael e Dayse Monassa receberam a distinção em nome da prefeitura de Niterói (atendida pela concessão privada Águas de Niterói), enquanto Martim Ribeiro, diretor de mananciais do DAE Jundiaí, foi o representante da cidade paulista – atendida pela concessão privada de esgoto CSJ – no evento.

A premiação aconteceu durante o Simpósio Ranking ABES da Universalização do Saneamento, no auditório do CRQ (Conselho Regional de Química), em São Paulo.

Compartilhe:
Translate »