ÁREA DO ASSOCIADO

SINDCON premia iniciativas sustentáveis de concessionárias de saneamento

07/08/2015

O SINDCON (Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto) anunciou nessa terça-feira (04.08), em São Paulo, os vencedores do 1º Prêmio Sustentabilidade.

Na categoria institucional, o vencedor foi o programa Frota Ideal, da concessionária Águas de Guará (SP), que substituiu por bicicletas os veículos da empresa que faziam serviços como medições, inspeções, atendimentos aos usuários, verificações de leitura, entrega de notificações e controle de qualidade da água e esgoto.

O resultado foi um aumento das leituras realizadas por dia e uma economia de 50% do combustível consumido. Outros benefícios foram a redução no consumo de recursos naturais e da emissão de gases poluentes, além da autonomia para equipes operacionais, agilidade e eficiência na prestação dos serviços, isso sem falar na maior empatia da comunidade pelos colaboradores da empresa e da própria concessionária. Outro benefício proporcionado pelo programa foi a melhoria dos indicadores de saúde entre os colaborares.

Na categoria técnica, a vencedora foi a concessionária Águas do Paraíba, de Campos (RJ), com o programa Água Certa. Com um investimento de R$ 1,8 milhão, a iniciativa colocou em prática ações como a troca e ampliação do parque de hidrômetros, levantamento de áreas sem rede de abastecimento, fiscalização de fraudes, identificação de vazamentos e melhoria na distribuição de água.

Por fim, na categoria “gestão”, venceu a empresa Latam Water, com a aplicação da inovadora metodologia chamada Análise Multicritério de Apoio à Decisão (MCDA).

A entrega do Prêmio Sustentabilidade aconteceu no Museu da Casa Brasileira. Os primeiros colocados receberam R$ 15 mil em dinheiro e ainda o troféu do Prêmio, conferido a todos os projetos finalistas.

No total, foram avaliados 44 projetos/programas, que concorreram à premiação em dinheiro. A Comissão Julgadora foi formada por 18 profissionais de diversas áreas e entidades, como a ANA (Agência Nacional de Águas), Instituto Ethos, Unicef, Finep, UFMG, UFSC, Faculdade de Saúde Pública da USP, Eletrobrás, Abes, BNDES e Caixa Econômica Federal.

O Prêmio Sustentabilidade vem ao encontro da busca de soluções contra a crise hídrica, e visa incentivar entre as concessionárias privadas de água e esgoto as boas ideias para a melhor utilização de recursos naturais, tecnológicos, humanos e financeiros.

Compartilhe:
Translate »