Vice-presidente da ABCON fala sobre o atraso do saneamento e revela propostas da iniciativa privada para o setor, durante congresso em Florianópolis

Um investimento anual de R$ 15,2 bilhões por ano para que todos os brasileiros tenham saneamento básico.

Essa é a recomendação do Plano Nacional de Saneamento Básico, o Plansab, para o alcance da universalização dos serviços de água, coleta e tratamento de esgoto no país.

O problema é que esse nível de investimento nunca foi alcançado desde que o Plansab foi publicado, em 2013, e o número já pede uma revisão.

Da maneira como o mercado se comporta atualmente, com média de R$ 12 bilhões investidos nos anos de 2014 e 2015, a meta de alcançar a universalização só será alcançada na década de 2050.

Hoje, metade da população brasileira continua sem acesso a sistemas de esgotamento sanitário e apenas 42,67% do esgoto gerado é tratado; o país ainda possui 2,5 milhões de domicílios sem instalações sanitárias.

Uma alternativa com grande potencial para diminuir esse déficit é a concessão dos serviços de saneamento à iniciativa privada. Para falar sobre a viabilização de investimentos a partir desse tipo de parceria, o vice-presidente da ABCON (Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto), Alexandre Lopes, participa nesta quarta-feira, 27.09, a partir das 14 horas, do X Congresso Brasileiro de Regulação, em Florianópolis.

O encontro sobre o estágio atual e as perspectivas do Plansab terá ainda a presença de representantes de agências de regulação e bacias hidrográficas.

Tema do evento, a regulação é um dos principais fatores que poderão contribuir para acelerar os investimentos no saneamento, defende a ABCON.

As propostas da entidade para o saneamento deslanchar com o investimento privado incluem mais segurança jurídica em regiões metropolitanas, maior isonomia competitiva entre operadores públicos e privados e a revisão do Plansab para que este inclua a iniciativa privada e a complementariedade de seus recursos como parte da política que norteará o saneamento do país nos próximos anos.

Serviço
X Congresso Brasileiro de Regulação
Plansab – Estágio e Perspectivas Atuais
27.09, quarta-feira
14h
Local: Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silveira
Endereço: Rodovia SC-401, km 1, S/N – Canasvieiras, Florianópolis (SC)
Informações e inscrições: http://congressoabar.com.br

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please copy the string C8Nccq to the field below: