ÁREA DO ASSOCIADO

  • Login
  • 13ª AINDA Run – “Corrida Sem Barreiras” reúne mais de 1.800 pessoas em prol da inclusão

    12/06/2019

    Evento organizado pela Associação Integrada de Deficientes e Amigos e patrocinado pela BRK Ambiental aconteceu no último final de semana

    A “13ª AINDA Run – Corrida Sem Barreiras” aconteceu na manhã do último domingo, dia 09 de junho, reunindo cerca de 1.800 pessoas entre inscritos e convidados no Horto Florestal de Limeira. Organizado pela AINDA com o objetivo de divulgar o nome da instituição e arrecadar recursos para a entidade, o evento foi patrocinado pela BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto do município.

    A “Corrida Sem Barreiras”, modalidade em que as pessoas com deficiência realizam o percurso com o apoio de atletas, aconteceu pelo terceiro ano consecutivo e contou com 18 participantes PCDs. A estudante Mariana de Souza Gonçalves (19) conta que utilizou o triciclo de corrida pela primeira vez na edição do ano passado, “até então, não sabia que existia essa possibilidade, eu gostei muito”, comentou ela.

    Anderson dos Santos Fuentealba (37) e Iraci Antunes de Sá Fuentealba (45) foram dois dos quatros “Corredores sem Barreiras” que ajudaram Mariana a correr. “Consideramos essa ação muito importante por permitir a inclusão das pessoas com deficiência no esporte”, opinou Anderson. Para Carolina Bernardino Herrera (25), funcionária da BRK Ambiental que participou da corrida de 5km, presenciar essa inclusão foi o momento mais marcante do evento: “quando o pelotão da AINDA passou, todos que estavam no percurso aplaudiram e se sensibilizaram”.

    Além da “Corrida Sem Barreiras”, da caminhada de 5 km e da corrida de 5 e 10 km, o evento também contou com corridas mirins. Para o Reinaldo Bastelli Junior (39), que trouxe o filho Luca (6) para participar pela segunda vez, ações assim são muito importantes por desde cedo estimular a prática esportiva e conscientizar a respeito da inclusão.

    As cinco equipes com o maior número de inscritos foram premiadas, assim como os atletas melhores posicionados na classificação geral e por faixa etária em cada modalidade. Todos os inscritos receberam kit, medalha de participação e certificado de desempenho. “Sempre participo de corridas e o certificado foi novidade para mim”, avaliou Regina Onesima Alves dos Santos (30) da área de Operações da BRK de Limeira.

    O atual Prefeito de Limeira, Mário Botion (57), participou da “Corrida Sem Barreiras” guiando os cadeirantes e foi uma das pessoas que compôs a banca para entrega dos troféus. Em 2007, Mário era o presidente da AINDA e foi um dos responsáveis pelo início da corrida. “Contamos com 240 pessoas na primeira edição e desde então o evento está cada vez maior, com uma estrutura melhor e com parceiros, como a BRK, que viabilizam esse crescimento”, relatou Botion. Por parte da concessionária, Karina Pereira da área de Responsabilidade Socioambiental aponta que  “apoiar ações que estimulam a inclusão por meio do esporte é uma forma de contribuir com o desenvolvimento do município em que atuamos”.

    Compartilhe:
    Translate »