ÁREA DO ASSOCIADO

  • Login
  • ABCON e SINDCON participaram do Rio Water Week

    30/11/2018

    A ABCON e o SINDCON participaram do evento, realizado pela primeira vez, de 26 a 28 de novembro, no RioCentro, Rio de Janeiro.

    O diretor do SINDCON, Giuliano Dragone, falou sobre a contribuição do setor privado para a universalização, no dia 27.11, ao lado de associados da ABCON. Giuliano afirmou que uma das principais formas para se alavancar os investimentos são as parcerias público-privado, cujo modelo ainda não deslanchou no saneamento.

    Thiago Terada, da Aegea Saneamento, lembrou o compromisso de investimentos para a universalização dos serviços de água e esgoto até 2033, conforme preconiza o Plansab – Plano Nacional de Saneamento Básico. “O país precisa de vontade política para viabilizar esses investimentos”, disse ele.

    Juliana Calsa, representante da BRK Ambiental, apresentou o “case” de concessão privada no município gaúcho de Uruguaiana. Com 120 mil habitantes, a cidade melhorou significativamente os indicadores de saúde da população. Segundo ela, em sete anos o acesso a serviços de coleta e tratamento de esgoto em Uruguaiana foi ampliado de 8% para 94%.

    No dia 28.11, a ABCON voltou a participar da programação do Rio Water Week na mesa das entidades do saneamento, com a proposta de manter o diálogo em torno de alternativas para o Brasil avançar rumo à universalização dos serviços.

    O vice-presidente da ABCON, Carlos Eduardo Castro, representou a associação no debate. “A discussão sobre a MP colocou o saneamento na pauta nacional. O fato de não ter sido aprovada não perde o mérito de ter mobilizado o debate, ainda que com alguns contra e outros a favor. Precisamos manter viva essa discussão, pois continuamos enfrentando grandes desafios no setor”, concluiu.

    Compartilhe:
    Translate »