ÁREA DO ASSOCIADO

  • Conectar-se
  • Águas de Holambra inova e contrata 1ª operadora mulher

    09/03/2020

    Cuidar de todo o sistema operacional de uma unidade, abrir registros para lavar filtros, realizar procedimentos de limpeza de gradeamento em uma Estação de Tratamento de Esgoto, conduzir análises físico-químicos, essas são algumas das tarefas desempenhadas pelos Agentes de Saneamento. Essas atividades que exigem um grande esforço físico parecem ser cansativas para uma mulher? Não para Caroline Yume Kameda Sonsin, que tira de letra e mostra diariamente o por que é considerada uma grande aposta da Águas de Holambra, que inovou e contratou a primeira mulher para exercer essa função, cargo que até então, era exclusivamente executado por homens na Regional SP.

    A ação engloba as políticas de reconhecimento, plano de carreira e valorização do ser humano de forma geral instituídas pela concessionária, que visam ampliar o respeito, a equidade e igualdade de gêneros entre o quadro de colaboradores.

    A experiência com a colaboradora teve início antes mesmo da contratação oficial da operadora, uma vez que no início de 2019, Caroline procurou a concessionária interessada em praticar um estágio não renumerado para cumprir um dos requisitos exigidos para a conclusão do curso técnico em química. A empresa topou o desafio, deu a oportunidade para a agente que no período de experiência atuou efetivamente na área de Operações, realizando análises físico-químicas no laboratório e operação das unidades de tratamento.

    Para garantir a ambientação da colaboradora, foi disponibilizado um acompanhamento direto dos colegas para a execução das atividades nos primeiros dias. E fugindo de todos os clichês, Caroline surpreendeu mais uma vez e não demonstrou qualquer tipo de dificuldade na adaptação.

    O coordenador de Engenharia e Operações, Alan Pedra, conta que as percepções do trabalho desempenhado por Caroline foram tão boas que na primeira oportunidade, decidiram investir em uma opção que até então, era inédita nas empresas da Regional SP.

    “Durante o período de estágio, a colaboradora se destacou em todas as atividades exercidas, além apresentar uma postura e organização operacional exemplar. Quando surgiu uma vaga efetiva para a área de Operações, não hesitamos duas vezes para reintegrá-la a equipe, devido a experiência obtida anteriormente ter sido tão bem-sucedida. A aposta foi certeira, hoje, ela é um dos melhores funcionários da unidade”, relata o coordenador.

    A tecnóloga em Química, saiu de Araraquara há aproximadamente três anos, com o objetivo de cursar uma graduação. Sua busca a levou ao município de Arthur Nogueira, região de Holambra, que devido a proximidade das cidades, teve acesso aos serviços prestados pela concessionária e, com isso, identificou uma oportunidade de aprofundar seu conhecimento.

    De olhar e sorriso tímido, fala suave, estatura pequena, quem tem a oportunidade de acompanhar Caroline executado os processos, nem imagina que essa é sua primeira experiência na área de saneamento.

    “É uma grande responsabilidade, mas também uma oportunidade de aprender em um cargo onde a mão de obra feminina é menos comum. Fico contente em saber que as mulheres estão cada vez mais conquistando espaço no mercado de trabalho, mostrando que são capazes de exercer diversas funções que antes eram realizadas apenas por homens”, avalia Caroline, que tem como meta continuar estudando a área para aprimorar e ampliar seu desenvolvimento acadêmico e profissional.

    Compartilhe: