ÁREA DO ASSOCIADO

  • Conectar-se
  • ÁGUAS DE NITERÓI VAI DUPLICAR A CAPACIDADE OPERACIONAL DA ETE ITAIPU

    30/04/2014

    Localizada em um dos bairros de maior crescimento populacional do município de Niterói, a Estação de Tratamento de Esgotos de Itaipu, que atende  aproximadamente 30 mil pessoas, vai duplicar sua capacidade de operação, passando de 82 l/s para 164 l/s. Com previsão de conclusão para setembro deste ano, o objetivo é otimizar a estação, com o uso de novas tecnologias, ao ponto de permitir tratar o dobro da vazão sem a necessidade de grandes intervenções.

    A ampliação é fundamental para atender o crescimento imobiliário da região, mantendo a qualidade do efluente tratado e preservando o ecossistema da lagoa de Itaipu.

    O coordenador da operação esgoto, Philippe Araújo, explicou que, pela primeira vez, todo projeto está sendo totalmente idealizado e executado pelas equipes de projetos, engenharia e operações de Águas de Niterói. Ele destaca que a gerência de pesquisa e tecnologia do Grupo teve grande importância no projeto, pois apresentou e fundamentou a tecnologia a ser aplicada.

    Para a operação de todos esses equipamentos, será instalado um sistema de automação integrado, onde o operador terá em uma tela o controle e a supervisão de todos os equipamentos da estação.

     

    grafico

    Compartilhe: