ÁREA DO ASSOCIADO

  • Login
  • Águas do Paraíba anuncia mais investimentos em 2014

    27/01/2014

    Fonte: Divulgação

    O Plano Diretor de Águas do Paraíba prevê para 2014 a inauguração sétima estação de tratamento de esgoto de Campos dos Goytacazes (ETE-Espanada) e o início da duplicação de outras duas: ETE-Paraíba e ETE-Garus, entre muitas outras obras.

    Com os investimentos em 2014, o município vai ter mais de 90% de esgoto coletado e tratado, nivelando-se entre as melhores do país em saneamento. As internalizações feitas já superam a R$ 200 milhões.

    Atualmente, Campos dos Goytacazes distribui água tratada com qualidade, em quantidade e com flúor para mais de 98% da população e tem 80% de coleta de esgotos – destes, 100% tratados, o que já representa mais de três vezes a média nacional.

    Com essa performance, já é o segundo melhor município em saneamento entre os maiores do Estado do Rio de Janeiro, inclusive à frente a capital, conforme o último levantamento técnico do Instituto Tratta Brasil divulgado em 2013, tendo como referência dados sistematizados em 2011.

    OBRAS EM 2013 – Águas do Paraíba terminou o ano de 2013 com a implantação de mais 60 km de redes de esgoto 20 km de água. Com isso, a concessionária passou a ter sob sua supervisão mais de 700 quilômetros de redes de água e de esgoto.

    Entre as obras de 2013, destacam-se: Implantação de adutora da Avenida Nazário Pereira Gomes – 1,5 km (300 mm) e do Jockey (300mm); ampliação de 2,5 km de rede adutora no Farol de São Thomé; inicio da Implantação de adutora da Rua Saldanha Marinho até a Av. Presidente Kennedy (03 km).

    Mais: Substituição de toda as redes de água e de esgoto no Centro Histórico; perfuração de novos poços de água em Donana e Farol de São Thomé; implantação de rede de água em Nova Goytacazes; implantação de rede de água em Estância da Penha e, implantação de rede de esgoto da Av. Arthur Bernardes (2ª fase) – após a Avenida 28 de Março.

    6 ETEs em Funcionamento – O município também já opera seis estações de tratamento de esgoto e iniciou a implantação da sétima, no Parque Esplanada, que também vai tratar os efluentes da Pecuária, Nova Brasília, Julião Nogueira e Nashiville. Além disso, possui 160 elevatórias do efluente.

    A nova estação (ETE Esplanada) vai começar a operar em 2014, quando também será iniciada a duplicação de mais duas unidades: ETE Paraíba (a maior do município, no Matadouro, com capacidade de 400 litros por segundo) e ETE-Guarus (instalada no Parque Vicente Dias, com capacidade atual de 120 litros por segundo).

    O avanço nos serviços de água e de esgoto implantados pela concessionária Águas do Paraíba foram reconhecidos e destacados na Audiência Pública, realizada em 29 de novembro, quando foi apresentado o Plano Municipal de Saneamento (Plansab), confirmando que Campos dos Goytacazes está entre as melhores cidade do Estado do Rio de Janeiro nesse setor.

    Compartilhe:
    Translate »