ÁREA DO ASSOCIADO

  • Conectar-se
  • AMBIENT INTEGRA PROBIOGÁS – PROJETO BRASIL ALEMANHA

    29/09/2014

    O engenheiro Carlos Roberto Ferreira, da Ambient, participou do Projeto Brasil-Alemanha de Fomento ao Aproveitamento Energético de Biogás no Brasil (PROBIOGÁS), com o objetivo de ampliar o aproveitamento energético brasileiro neste setor. A Estação de Tratamento de Esgoto Ribeirão Preto, operada pela empresa, produz atualmente 15.000 kWh de energia elétrica por dia a partir do biogás proveniente do processo de tratamento de esgoto.

    A experiência de Ribeirão Preto foi documentada no final de 2013 pela Deutschaftfür International Zusammenarbeit (GIZ), agência que integra a cooperação alemã para o desenvolvimento sustentável e que é parceira do Ministério das Cidades no projeto PROBIOGÁS.

    A etapa alemã do projeto consistiu em cursos e workshops técnicos para mostrar a tecnologia e a cultura nesse processo de esgotamento sanitário e utilização do potencial energético. Até 2015, outras fases do projeto acontecerão no Brasil, visando compartilhar os conhecimentos adquiridos na Alemanha.

    A Ambient opera as estações Ribeirão Preto e Caiçara que trata 97% do esgoto de Ribeirão Preto e segundo levantamento do Instituto Trata Brasil com base no SNIS – Sistema Nacional de Informações de Saneamento, é destaque positivo no ranking do saneamento, aparecendo em segundo lugar em  volume de esgoto tratado no país, entre as concessionárias privadas.

    Compartilhe: