ÁREA DO ASSOCIADO

  • Login
  • Átrio da Prefeitura de Piracicaba recebe exposição Zumbi

    26/07/2019

    Os trabalhos foram desenvolvidos pelos colaboradores da concessionária em parceria com a Casa do Hip Hop

    Traços, formas e uma paleta de cores variadas que resultou em uma abordagem diferenciada para evidenciar o debate acerca das questões relacionadas ao preconceito, diversidade e igualdade racial. Tudo isso é possível por meio da “Exposição Zumbi”, que está disponível para visitação no átrio da Prefeitura do Município de Piracicaba até o final do mês.

    Idealizada pela área de Responsabilidade Social, a mostra contempla a seleção de obras produzidas pelos colaboradores da concessionária em parceria com os estudantes da Casa do Hip Hop, que por meio de telas em branco, puderam expressar suas percepções acerca do tema.

    A ação que integra as atividades do Respeito dá o tom, programa de diversidade e igualdade racial implementado nos 49 municípios de atuação da Aegea Saneamento, foi planejada com o objetivo de promover a percepção sobre o preconceito e a importância do debate em relação à equidade racial.

    Segundo Maria Aparecida Draheim, coordenadora de Responsabilidade Social da Aegea Saneamento/Regional SP, a iniciativa possibilita, além do incentivo e exercício da arte, reflexão sobre a importância do povo e da cultura africana no Brasil.

    “Toda forma de manifestação artística auxilia a despertar a atenção ou ampliar o debate relacionado a um assunto sob várias perspectivas. A mostra reforça que a questão da equidade racial é um tema que deve ser discutido constantemente. Além disso, ela evidencia a riqueza cultural e a contribuição para o desenvolvimento que o povo africano proporcionou ao país”, enfatiza a Draheim.

    Sobre a exposição

    Composta por 15 telas produzidas coletivamente, a Exposição Zumbi conta com a participação de instituições parceiras da Aegea Saneamento e que desempenham importante trabalho social, como o Núcleo de Atenção e Orientação Terapêutica ao Trabalho – Naott (Holambra), a Casa do Pequeno Cidadão (Matão) e a Casa do Hip Hop (Piracicaba), especialmente selecionadas em cada uma das cidades de atuação da Regional SP.

    O resultado culminou na Exposição Zumbi, que percorre, neste ano, os municípios onde a empresa atua em São Paulo. A mostra é uma homenagem ao alagoano Zumbi, que nasceu livre, foi escravizado aos 6 anos e depois se tornou o líder do Quilombo dos Palmares e símbolo da resistência negra.

    Compartilhe:
    Translate »