BNDES alerta para baixo investimento em infraestrutura

O Brasil investe hoje menos de 2% do Produto Interno Bruto (PIB) em infraestrutura, abaixo do percentual ideal para desenvolver o setor (5%), um reflexo do contexto fiscal.

A afirmação foi feita pela diretora de Infraestrutura do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Marilene Ramos. “Na hora do aperto fiscal a primeira coisa que sofre é o investimento em infraestrutura”, disse durante o evento InfraInvest, organizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o BNDES e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Rio, que debate investimentos em infraestrutura sustentável.

Marilene avalia que o grande desafio na infraestrutura é fazer bons projetos, ter planejamento e saber como investir. Ela admitiu que falhas nesses pontos levaram a “grandes derrotas” do setor público e privado em investimentos recentes em infraestrutura.

Sem avançar em infraestrutura básica, o País terá ainda mais dificuldade em avançar na infraestrutura sustentável. No segmento, as prioridades segundo ela são eficiência energética e perda de água.

Em relação à preservação da Amazônia, Marilene criticou a visão global de que essa é uma responsabilidade apenas do Brasil. “O mundo tem que acordar. Se não vierem recursos, o que vai se fazer é a infraestrutura do século passado, que não vai dar conta da preservação”, comentou.

(Publicado pelo DCI Online – Economia – 01/09/2017)

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please copy the string C2wLYy to the field below: