ÁREA DO ASSOCIADO

  • Conectar-se
  • BRK Ambiental aposta em tecnologia para garantir acesso ao saneamento básico em Sumaré

    01/06/2020

    Os recursos tecnológicos são cada vez mais utilizados em nossas vidas. E isso não é diferente no saneamento básico. Da mesma maneira como ocorre em outros setores da sociedade, essa área também é beneficiada com o advento da internet, da tecnologia e os seus desdobramentos.

    A tecnologia no saneamento pode trazer diversos benefícios como: melhoria na qualidade e nos processos; identificação mais precisa de danos e ameaças além da ampliação do acesso ao saneamento básico.

    Em Sumaré, a BRK Ambiental, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto do município, utiliza constantemente diversas tecnologias para garantir à população acesso ao abastecimento de água e ao esgotamento sanitário.

    Dentre as tecnologias utilizadas na cidade, está o sistema de gestão online de níveis e pressões, inovador e inédito no Brasil.

    Utilizando tecnologia de baixo consumo de energia, os equipamentos são instalados nos reservatórios e, por meio de uma rede de comunicação de dados, monitoram remotamente diversos parâmetros, entre eles, o nível dos reservatórios de água. Os dados são transmitidos para um servidor de dados e disponibilizados via web para qualquer dispositivo que possua conexão com a internet (computador, celular ou tablet). Com isso, a Central de Operações da unidade consegue acompanhar e monitorar o nível dos reservatórios de qualquer lugar.

    Antes da instalação dos equipamentos, quatro equipes de operadores percorriam mais de 335 quilômetros por dia exclusivamente para a verificação dos níveis de reservação.

    “Isso nos trouxe mais segurança operacional, porque conseguimos acompanhar os dados remotamente e agir com maior assertividade evitando extravasamentos ou falta de água. Antes, mesmo com as equipes específicas para esse monitoramento dos níveis de reservação, não tínhamos os dados tão atualizados. Agora, a cada 30 minutos ou 1 hora temos atualização das informações. Essa gestão integrada garantiu uma maior estabilidade em todo sistema de distribuição de água”, explica Rafaella Lange, gerente de operações da BRK Ambiental em Sumaré.

    Com a instalação dos equipamentos, o tempo das equipes disponível para execução de outras atividades triplicou. Com isso, já se observa também redução no tempo médio do atendimento às solicitações de clientes.

    “O nosso compromisso é garantir o abastecimento de água contínuo e de qualidade para a população e, por isso, o uso de tecnologias como essa faz toda a diferença”, complementa a gerente.

    Recomendações

    Diante da pandemia de Covid-19, a recomendação dos órgãos sanitários e das autoridades médicas é para que as pessoas evitem aglomerações e deslocamentos que não sejam essenciais. O período também exige atenção redobrada com a limpeza e higiene pessoal e, nesse sentido, é fundamental alguns cuidados básicos para evitar o desperdício de água, o que pode também auxiliar no controle do orçamento, com a redução do consumo mensal.

    Além disso, é importante realizar a correta utilização do sistema de esgotamento sanitário, evitando o descarte de resíduos nas redes coletoras de esgoto.

    “É sempre importante reforçar que a água é um dos recursos naturais mais importantes para garantir a sobrevivência humana, porém ele é finito é deve ser utilizado de forma consciente. Pequenas mudanças de hábitos podem fazer uma grande diferença para o meio ambiente, além de contribuir para a redução do consumo mensal”, recomenda a gerente.

    Confira dicas de como fazer o consumo consciente da água no Blog da BRK Ambiental.

    Compartilhe: