ÁREA DO ASSOCIADO

  • Login
  • BRK Ambiental leva realidade virtual para evento “Rede Família nas Cidades” em Limeira

    20/08/2019

    A BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Limeira, levou realidade virtual para o evento “Rede Família nas Cidades” que ocorreu no último sábado, dia 17 de agosto no Parque Cidade. No total, cerca de 1000 pessoas passaram pelo local. A ação foi promovida pela Rede Família em comemoração aos 21 anos da emissora.

    No stand da concessionária ficou disponível o projeto Portas Abertas 360°, que permite que, por meio de um óculos de realidade virtual, o público possa conhecer o sistema de abastecimento de água, em todas as fases, desde a captação até a água tratada, e o monitoramento da qualidade da água distribuída. “É uma ferramenta de interação com a comunidade, que une conhecimento, tecnologia e inovação”, explica Karina Pereira da área de Responsabilidade Socioambiental.

    Além disso a população também teve acesso a um mapa da bacia hidrográfica do município, apresentando informações dos dois mananciais que abastecem a cidade. O mapa também despertou a curiosidade das pessoas que passavam e queriam entender o que era. “Conseguimos mostrar para a população de onde vem a água que abastece a cidade, como também os pontos de monitoramento dos mananciais tão importantes para o nosso município”, complementa Karina.
    Josiane Saturnino mora no mesmo bairro onde está instalada a Estação de Tratamento de Água da cidade e ficou surpresa com todo o processo de tratamento. “Não imaginava que esse trabalho todo era realizado tão perto da minha casa”, afirma. Ela aprovou o óculos de realidade virtual. “É uma experiência que vale para qualquer idade.”

    BRK Ambiental Limeira
    Limeira foi a primeira cidade do país a fazer uma concessão do serviço de Saneamento Básico à iniciativa privada, em 1995, quando apenas 2% do esgoto coletado na cidade era tratado.

    De lá para cá, a empresa já investiu cerca de R$ 300 milhões, que possibilitaram elevar a capacidade de tratamento de esgoto para 100%. Isso desde 2010, ou seja, Limeira tem o serviço de esgoto universalizado há quase uma década.

    Além disso, o município é referência quando se trata do controle de perdas de água com um índice de 18%, sendo que a média nacional é de 38%. Os números colocam a cidade no rol dos poucos municípios brasileiros que conseguiram superar a falta de investimentos para o setor.

    Compartilhe:
    Translate »