ÁREA DO ASSOCIADO

  • Login
  • BRK Ambiental reduz índice de perdas de água para 15,5% em Limeira

    12/02/2020

    A BRK Ambiental, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto de Limeira, reduziu o índice de perdas da cidade para 15,5% no ano de 2019. Na prática, 875 milhões de litros de água foram preservados só entre 2018 e 2019.

    Essa redução é resultado do trabalho contínuo de gestão de perdas que a concessionária realiza no município. Entre as principais ações executadas em 2019, estão a substituição de 5,5 quilômetros de redes de água, a instalação de mais 3 macromedidores, completando 106 equipamentos instalados, e a instalação de 8 novos equipamentos hidráulicos que equalizam a pressão na rede de distribuição de água.

    “O principal objetivo dessas ações é termos maior disponibilidade de água para a população de Limeira e permitir o crescimento ordenado do município, diminuindo o impacto ambiental na captação no Rio Jaguari e no Ribeirão Pinhal e prestando assim um serviço de qualidade para a cidade. São ações que vão ocorrer durante toda a concessão com o objetivo de abastecer a população da melhor forma possível ao mesmo tempo que preservamos o meio ambiente”, explica Fernando Mangabeira, diretor da BRK Ambiental em Limeira.

    Outro trabalho realizado pela concessionária é o de caça-vazamentos que é feito com hastes de escuta e também com o uso do geofone, equipamento necessário, para que seja possível identificar vazamentos invisíveis em ligações e nas redes de distribuição de água. Uma vez encontrado o vazamento, as equipes de manutenção são acionadas para executar o reparo, em um curto prazo. Com isto, é possível reduzir o índice de perdas. Nas regiões centrais da cidade, devido ao tráfego intenso, o caça vazamentos é realizado aos domingos.

    “Em média, no ano de 2019, localizamos 32 vazamentos invisíveis por mês. Do total de vazamentos reparados no ano, os invisíveis representaram 14%”, complementa Fernando.

    O município de Limeira conta ainda com 72 DMC’s – Distrito de Medição e Controle – que são setores controlados por macromedidores. Isso é importante pois possibilita que a concessionária consiga gerenciar com mais eficiência as perdas dentro de cada setor delimitado por registros.

    Em 2020, a BRK Ambiental vai prosseguir com o trabalho de combate as perdas de água. Para isso, estão previstos a substituição de 8 quilômetros de redes de água, aquisição de novos equipamentos e a criação de novas DMC’s.

    A concessionária se mantém à disposição dos clientes nas redes sociais, no site www.brkambiental.com.br/limeira e também pelo telefone 0800 771 0001. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia.

    Compartilhe: