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  • CEO’s debatem eficiência de gestão e perspectivas para o saneamento

    10/08/2018

    Painel de encerramento do 7° ENA representou uma significativa inovação ao evento, ao reunir presidentes de grandes companhias do setor privado.

    A qualidade no atendimento das populações atendidas pelas empresas privadas do saneamento – inclusive com as consequências que virão após a aprovação da MP 844/2018 – deram a tônica da conversa com “os executivos nº 1” de grandes corporações do setor, no 7° ENA. O painel, inédito, marcou positivamente o encerramento do evento, na tarde da quarta-feira, dia 8.

    No painel “CEO’S – Gestão Eficiente da Prestação de Serviços de Água e Esgoto”, Teresa Vergaglia, presidente BRK Ambiental, afirmou que em sua companhia a eficiência se reflete essencialmente no compromisso com o cliente final. “Para isso, é preciso dedicar muito esforço interno no sentido de trazer o foco e a organização para criar a cultura interna necessária para executar tal prática”, explicou.

    Paulo Roberto de Oliveira acrescentou os cuidados da GS Inima Brasil com a preservação dos recursos hídricos como fator de eficiência e Hamilton Amadeo destacou a eficiência da gestão da Aegea Saneamento também enquanto “a capacidade de trabalhar com sucesso, inclusive diante de mudanças de parâmetros que podem surgir ao longo dos contratos”.

    Gustavo Guimarães acrescentou que na Iguá Saneamento outro fator importante para a eficiência operacional é que “todos os profissionais da empresa tenham conhecimento das regras do jogo”. Isso implica em “ter plena ciência e entendimento de quais são as dinâmicas próprias de cada contrato em andamento”, explicou.

    Federico Lagreca deu destaque ao fato de que a SUEZ Brasil se dedica muito às pesquisas, inovação e atenção às tecnologias, “como fatores fundamentais para garantir a eficiência nos serviços”. Na sequência, Claudio Bechara Abduche afirmou que é exatamente a eficiência que faz com que a população atendida pela empresa Águas do Brasil “seja uma grande defensora dos serviços da companhia”.

    Alexandre Lopes, da Aviva Ambiental, se mostrou de pleno acordo com a visão de que é o “cliente quem de fato proporciona a credibilidade para os nossos serviços” e acrescentou, ainda, que a eficiência operacional também pode ser lida como o uso inteligente de modelos inovadores voltados para a redução de consumo de energia elétrica e de produtos químicos, por exemplo.

    Alexandre Anaia Pereira deu importante contribuição ao debate, ao lembrar a importância da aplicação de indicadores-chave de desempenho (conhecidos como KPIs), na Veolia. “São métricas essenciais para avaliar o processo de gestão”, afirmou. Alexandre também ressaltou os investimentos em pesquisa e desenvolvimento, citando que graças a isso a companhia “já possui mais de duas mil patentes para tratamento de água e efluentes”.

    O bate-papo foi moderado por Diogo Mac Cord, Sócio Diretor da KPMG, que ao final elogiou o fato de ver que os líderes das empresas privadas da área de saneamento tratam a eficiência com serenidade e com foco na população. “Esse é um saldo importante e o ENA trouxe esse debate em um momento muito oportuno”.

    MP 844/2018

    A diretora executiva da ABCON, Ana Lia de Castro, ainda antes da abertura do painel, foi ao palco para destacar que está em análise no Congresso Nacional o marco legal do saneamento, materializado na MP 844/2018. “As entidades que representam a iniciativa privada fecharam posicionamento a respeito da MP”, adiantou, convidando ao palco o conselheiro da ABCON, Carlos Eduardo Tavares Castro, para que fizesse a leitura pública do referido documento.

    Vale lembrar que o painel CEO’S – Gestão Eficiente da Prestação de Serviços de Água e Esgoto, além de mostrar os diferenciais e a eficiência das gestões em benefício das populações atendidas, representou uma inovação ao ENA. “Foi uma iniciativa inédita”, completou Ana Lia, “e que foi ao encontro da postura construtiva que norteou todo o evento desse ano”.

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