ÁREA DO ASSOCIADO

  • Conectar-se
  • Colaborador da Águas de Pará de Minas é selecionado e participa de Programa de Inovação da Água

    10/01/2020

    O laboratorista da concessionária Águas de Pará de Minas, Jeferson Marcelino da Cruz, participou, entre os dias 9 e 16 de novembro, em Recife, do Water Innovation Lab (Wil) Brasil, programa imersivo focado em inovação da água. O evento, promovido pela ONG canadense Waterlution, contou com a presença de 50 participantes, 15 mentores e 5 facilitadores.

    Os participantes do WIL Brasil 2019 foram escolhidos por meio de um processo seletivo onde 30 vagas foram direcionadas para moradores do Nordeste, 10 para pessoas do exterior e apenas 10 para pessoas de outras regiões do Brasil. O colaborador da concessionária foi um dos selecionados e, ao compartilhar o resultado, contou com o apoio da Águas de Pará de Minas.

    “Para o nosso setor de saneamento, a participação em eventos e programas de desenvolvimento e inovação das práticas e conscientização dos recursos são fundamentais, pois devemos estar cada vez mais preparados para sermos agentes de mudança de melhoria na qualidade de vida das pessoas”, destaca o superintendente da concessionária, Rodrigo Macool.

    Durante a imersão, os participantes foram divididos em grupos de trabalho e ficaram isolados em uma aldeia para desenvolverem projetos e soluções para problemas relacionados à água. Além disso, eles assistiram a uma série de palestras e realizaram visitas técnicas no Rio Capibaribe, na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Janga e em comunidades locais.

    “Conheci uma outra realidade e voltei com muitas ideias, principalmente para trabalhos de conscientização sobre o bom uso da rede de esgoto e importância do saneamento básico. As pessoas não possuem essa consciência e visão”, ressalta Jeferson.

    O evento foi finalizado com a apresentação dos trabalhos. Com o projeto “Ajusta Água – Sistema Automatizado de Atualização Cadastral”, o grupo de Jeferson foi o vencedor e recebeu como prêmio o apoio financeiro de R$10 mil para iniciar o piloto e a mentoria de especialistas.

    “Foi muito gratificante para nosso grupo. Quando saiu a nota ficamos muito felizes. Isso me motivou e me fez ver que estou no caminho certo”, comemora.

    Compartilhe: