ÁREA DO ASSOCIADO

  • Conectar-se
  • Concessionárias destacam a importância da doação de sangue em tempos de pandemia

    13/07/2020

    Hemocentros estão preparados para realizarem os procedimentos, evitando aglomerações e contaminação.

    Junho Vermelho, mês de conscientização para a doação de sangue, onde habitualmente instituições, órgãos e empresas promovem debates sobre a importância da doação. Mas este ano com o cenário de pandemia as promoções deste tema sem sido mais discretas e quem sofre são os hemocentros que estão com o volume de bolsas de sangue cada vez menores. Concessionárias de água e esgoto de Rondônia tem buscado meios de promover o assunto resguardando acima de tudo a integridade, saúde de cada colaborador.

    Luiz Antônio Vieira, biomédico, diretor do Hemocentro de Ariquemes explica que neste momento de pandemia as doações de sangue caíram consideravelmente e que os hemocentros estão preparados para realizarem os procedimentos de coletas de sangue, sem expor o doador a contaminação da Covid-19. “Estamos seguindo à risca todas as recomendações do Ministério da Saúde, principalmente o número de doadores por vez, que tem sido bem limitado. Logo na entrada a pessoa tem seu calçado esterilizado, mãos e o uso de máscara é continuo e obrigatório, depois ela passa por uma triagem clínica e laboratorial antes de iniciarmos de fato a coleta de sangue”.

    O diretor ressalta ainda que as cirurgias de modo geral diminuíram o que tem ajudado, uma vez que estão com poucas bolsas, mas ele lembra que as doações podem ocorrer durante o ano todo. “Esperamos que esta pandemia passe e que o número de doadores aumente. Parabenizamos iniciativas como a que as concessionárias têm realizado, debatendo o assunto e possibilitando as doações de sangue dos colaboradores que se sentem seguros para virem doar”, finalizou.

    Em Ariquemes, a concessionária por meio da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) promoveu uma live com o diretor do hemocentro da cidade, e durante a palestra os colaboradores entenderam a importância da doação de sangue, tiraram dúvidas e ainda trocaram experiências, falando de amigos que foram salvos pois receberam transfusão de sangue. O link desta ação, foi disponibilizado para que os colaboradores de outras unidades do grupo Aegea pudessem participar. Estavam presentes funcionários da Águas de Ariquemes, Águas de Buritis, Águas de Pimenta Bueno, Águas de Rolim de Moura, Águas Guariroba, Águas de Manaus, além da equipe do hemocentro do município.

    Nabila Portugal funcionária da Águas de Ariquemes, após a palestra e seguindo as recomendações sanitárias se sentiu motivada e foi doar sangue. “Eu estava bem apreensiva, mas é rápido, seguro e prático, hoje eu sei que a bolsa de sangue que doei pode salvar até quatro ou mais vidas”, disse.

    “A cada doação a impressão que tenho é que cumpri com minha responsabilidade de cidadão, sou doador deste de 2012 e sempre que posso incentivo outras pessoas a serem também”, contou Alessandro Santos, colaborador da Águas de Rolim de Moura.

    Para mais informações ou dúvidas sobre doação de sangue, acesse https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/doacao-de-sangue/732-doacao-de-sangue.

    Saiba mais sobre as ações e projetos desenvolvidos pelas concessionárias de água e esgoto em Rondônia no site www.aegeamt.com.br

    Compartilhe: