ÁREA DO ASSOCIADO

  • Login
  • Curso “Tratamento de Águas de Abastecimento – Sistemas Convencionais e Técnicas Avançadas” com descontos exclusivos para associados Abcon Sindcon

    14/11/2019

    Os portais Saneamento Básico e Tratamento de Água estão realizando o curso “Tratamento de Águas de Abastecimento – Sistemas Convencionais e Técnicas Avançadas” nos dias 21 a 23 de novembro, aqui em São Paulo, no Espaço Jacyra.

    Associados ABCON SINDCON têm 5% de desconto na inscrição.

    Objetivo do Curso

    O objetivo do curso é apresentar e discutir os principais processos unitários envolvidos no tratamento de águas de abastecimento, seja utilizando sistemas convencionais, seja utilizando as mais novas técnicas que adotam membranas das mais variadas formas. Serão abordados aspectos conceituais, comerciais, de dimensionamento, operação e manutenção.

    Público Alvo

    Este curso é recomendado para profissionais e estudantes que atuam direta ou indiretamente em projetos, obras e operação de sistemas de tratamento de águas e também reúso de efluentes, e que queiram estar atualizados em relação às tecnologias convencionais e avançadas disponíveis no mercado.

    Local

    Espaço Eventos Jacyra Sanches
    Av. do Café 429 – Vila Guarani – São Paulo

    Data
    21/11/2019 até 23/11/2019 das 08:00 às 18:00

    Instrutores

    Prof. Dr. Sidney Seckler Ferreira Filho

    Graduação em Engenharia Civil pela USP em 1988, Mestrado em Engenharia Civil pela USP em 1993 e Doutorado em Engenharia Civil pela USP em 1996. Atualmente é Professor Associado da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária e Ambiental, com ênfase nas áreas de tratamento convencional e avançado de águas de abastecimento, tratamento de águas residuárias, processos fisico-químicos de tratamento e qualidade da água.

    Rolando Piaia

    Engenheiro Sanitarista com mais de 30 anos de experiência em sistemas de tratamento de águas, efluentes e reúso, dos quais 26 anos em separação por membranas. Ocupou cargos importantes nas empresas Equipamentos Villares, Ecolochem, Degrémont, GE Water ( agora SUEZ ). Atualmente é Business Developer da Nalco Water (an Ecolab Company).

    Programação

    Parâmetros de qualidade de águas de abastecimento. Concepção de estações de tratamento de água para sistemas que exploram os diversos tipos de mananciais (represas, rios, protegidos (incluindo os de serra), urbanos), vantagens e desvantagens de diferentes concepções. Aspectos legais.

    Coagulação. Critérios de projeto de unidades de mistura rápida hidráulica e mecanizadas, aplicações, vantagens e desvantagens de cada tipo. Operação de unidades de mistura rápida e controle da dosagem de coagulante.

    Floculação. Critérios de operação e projeto de unidades de floculação hidráulica de escoamento horizontal e vertical e unidades de floculação mecanizadas, aplicações, vantagens e desvantagens de cada tipo.

    Sedimentação. Critérios de operação e projeto de decantadores convencionais de fluxo horizontal e decantadores laminares, aplicações, vantagens e desvantagens de cada tipo.

    Filtração. Critérios de operação e projeto de sistemas de filtração rápida e de filtração direta, aplicações, vantagens e desvantagens de cada tipo.

    Desinfecção. Critérios de operação e projeto de unidades de desinfecção mediante o emprego do cloro como agente desinfetante, aplicações, vantagens e desvantagens de cada tipo.

    Fluoretação e correção final do pH. Controle de corrosão em sistemas de abastecimento de água. Índice de Langelier.

    Concepção de sistemas de tratamento de lodos de estações de tratamento de água. Cálculo de produção de lodo. Balanço de Massa.

    Projeto de sistemas de equalização e recuperação de água de lavagem de filtros.

    Projeto de sistemas de adensamento e desidratação de lodos de ETAs e disposição final.

    Separação por Membranas: UF – Ultrafiltração e MF – Microfiltração : Desenvolvimento histórico / Membranas e módulos / Processos / Fouling e seu controle / Principais fabricantes/ Aplicações.

    Separação por Membranas: RO – Osmose Reversa e NF – Nanofiltração: Desenvolvimento histórico / Definições e termos básicos / Membranas, elementos, housings e configurações / Contaminantes e qualidade de água de alimentação / Pré-tratamento e considerações de projeto / Softwares e parâmetros críticos de dimensionamento / Principais fabricantes / Aplicações

    Inscrições:

    https://materiais.saneamentobasico.com.br/abastecimento

    Compartilhe:
    Translate »