ÁREA DO ASSOCIADO

  • Conectar-se
  • Entrevista com Vincent Menu

    17/10/2014

    Sobre

    Franco-brasileiro nascido em São Paulo, formado em Engenharia de Materiais pela Ecole Centrale de Paris em 1995.
    No setor de saneamento, trabalhou 8 anos no Grupo SUEZ Environnement na França, nas Filipinas, em Porto Rico e no Brasil, atuou 5 anos na CAB ambiental e há um ano da GS Inima.
    Também é sócio-fundador da consultoria em sustentabilidade REVER Consulting que atua no Brasil desde 2006.

    Tema

    O entrevistado de hoje é Vincent Menu que faz um breve resumo sobre o que é Sustentabilidade e dará dicas interessantes para o Prêmio Sustentabilidade 2015, promovido pelo Sindcon, que tem o objetivo de estimular a implantação de ações sustentáveis nas empresas privadas de saneamento.

    1. Sabemos que tem ampla experiência em sustentabilidade, pelos trabalhos que já desenvolveu. Como você enxerga a sustentabilidade nas empresas prestadoras de serviço de água e esgoto atualmente?
    E qual a diferença entre sustentabilidade e filantropia?

    O entendimento geral, quando se fala em ser sustentável, remete a desenvolver ações que contribuem positivamente para uma condição social e/ou ambiental, de forma duradoura e economicamente viável.

    A princípio o desafio parece enorme, pois existe uma multidão de condições sociais e ambientais que precisam de contribuições significativas da sociedade.

    Ações de filantropia e ações sociais têm uma contribuição positiva para a sociedade e o meio ambiente e, muitas vezes, as empresas estruturam equipes, institutos e fundações com orçamentos dedicados, para coordenar e acompanhar estas ações, que ficam à margem de sua atuação principal, e cujo retorno para a empresa limita-se à imagem e é dificilmente mensurável, comprometendo o critério duradouro e economicamente viável acima.

    Por outro lado, olhando para dentro dela mesma, os impactos que ele causa por meio de sua atuação, de seus produtos e serviços, uma empresa consegue identificar quais são os assuntos em que ela poder oferecer a melhor contribuição em aspectos sociais e ambientais, e além disto vislumbrar oportunidades concretas para o seu negócio. Esta busca pelas situações ganha-ganha é uma das principais características da sustentabilidade.

    Concretamente, uma empresa prestadora de serviços de água e esgoto trata de sustentabilidade quando ela desenvolve ações ligadas ao uso racional dos mananciais (programas de redução e controle de perdas, programas de consumo consciente etc.), ao desenvolvimento dos seus colaboradores (maior eficiência da empresa e crescimento profissional dos indivíduos), as práticas de negócios transparentes e éticas, à universalização dos serviços de água e esgoto (infraestrutura de qualidade permite um melhor desenvolvimento sócioeconomico da área atendida).

    Eu cito aqui exemplos de alguns dos principais temas de sustentabilidade que já foram identificados para o setor de saneamento por uma consultoria especializada, para uma das empresas atuantes no país.

     

    2. O Sindcon lançou o Prêmio Sustentabilidade 2015. Baseado em sua experiência com o tema, o que a iniciativa pode agregar para as empresas e quais os benefícios em participar de um projeto como este?

    Naturalmente, esta iniciativa agrega para as empresas, por que ela estimula os seus colaboradores a desenvolver e implementar suas idéias, que gerarão benefícios sociais e ambientais, mas também resultados para a empresa. De uma certa forma, enxergo este prêmio como a evolução de um prêmio de inovação, por que estamos falando em desenvolver idéias novas que tenham viabilidade econômica dentro da empresa (geração de valor), e atendam critérios de geração de benefícios sociais e ambientais para o ambiente externo da empresa. Além dos benefícios diretos gerados para a empresa, os impactos positivos externos gerarão uma melhor percepção da empresa onde ela atua, e por consequência uma melhor aceitação, um ambiente local mais favorável para a sua atuação.
    3. Além dos benefícios para a empresa, na sua opinião, o que um colaborador que se inscreve no Prêmio Sustentabilidade tem a ganhar? Que aprendizados ele passa a obter ao entrar em contato com a temática da sustentabilidade?

    Com este prêmio, além dos R$ 15.000, os colaboradores ganham um novo canal para que suas boas ideias sejam reconhecidas e implementadas. Eles ganham a oportunidade de influenciar a empresa em que trabalham em seu propósito de atuação, para que ela dê ainda mais atenção aos aspectos sociais e ambientais, não apenas como uma obrigação legal, mas também como oportunidade de reforçar os seu negócio. E desta forma, o colaborador passa a se identificar mais à empresa onde ele trabalha, por ela se preocupar com os aspectos sociais e ambientais associados ao seu negócio.

    ……………………………………………………………………

    Ainda dá tempo!
    As inscrições do Prêmio Sustentabilidade 2015, dirigido aos profissionais das empresas privadas de saneamento do país vão até o dia 31 de outubro. O mundo é feito de novas ideias. Estamos aguardando a sua. Mais informações: www.abconsindcon.com.br/premio

    Compartilhe: