ÁREA DO ASSOCIADO

  • Conectar-se
  • Entrevista Roberto Muniz – Presidente executivo da ABCON

    26/06/2015

    Tema

    SPRIS – Sistema de Informações do Segmento Privado do Setor de Saneamento.

    Com coleta anual de dados, os formulários do SPRIS 2015 serão enviados aos gestores das empresas associadas, por meio de um pen drive contendo, além do formulário as instruções para preenchimento. O prazo final para envio dos dados será dia 31 de julho de 2015.

    Qualquer dúvida, entrar em contato: spris@sindcon.com

    Sobre

    Roberto Muniz, presidente executivo da ABCON, é engenheiro civil, com especialização em engenharia econômica, tendo trabalhado em grandes empresas do setor de construção e infraestrutura, e atuado no setor público com experiência nas três esferas de gestão: municipal, estadual e federal. Já exerceu os cargos de secretário municipal, vice-prefeito e prefeito de Lauro de Freitas (BA), deputado estadual e secretário estadual na Bahia, e secretário executivo do Ministério das Cidades. Assumiu a presidência executiva da ABCON em maio
    de 2012, consolidando o processo de profissionalização da gestão da entidade.

     

    1. Para aqueles que não conhecem, o que é o SPRIS?

    O SPRIS é o sistema de informações do segmento privado do setor de saneamento. – um produto do Sindcon resultante dos processos de planejamento estratégico da entidade.
    Com o intuito de aprimorar o Banco de Dados da ABCON e do SINDCON, desenvolvido desde 2001, o SPRIS nasce do trabalho dos profissionais das empresas associadas, reunindo os principais indicadores do setor publicados no SNIS — Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, coordenado pela Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, somados aos indicadores complementares construídos pelas comissões temáticas do SINDCON.
    A grande diferença entre o SNIS e o SPRIS é que o SPRIS, além de coletar informações adicionais que evidenciam os diferenciais do segmento privado, envolve todo o universo das concessionárias privadas de serviços de saneamento no Brasil.

    2. Após duas coletas de informações, qual tem sido o resultado do SPRIS para a Abcon e Sindcon?

    Como resultado principal das coletas do SPRIS, tivemos a publicação do Panorama da Participação Privada no Setor de Saneamento, com a sua 2ª edição lançada em Brasília, em maio de 2015.
    Com a publicação do Panorama a ABCON e o SINDCON contribuem com agentes reguladores, autoridades, administradores públicos, técnicos e especialistas em saúde pública, sindicatos, usuários, imprensa, mercado e sociedade civil, fornecendo informações de qualidade, além de monitorar o desempenho das empresas privadas em seus municípios. Os resultados do SPRIS, também, são utilizados como balizadores para avaliar o desempenho técnico-gerencial das empresas associadas.
    Em relação à participação dos associados, vimos uma evolução da primeira para a segunda coleta. Isso porque a cada rodada vamos aperfeiçoando e aproximando as ferramentas às nossas demandas. Na última coleta, cujo ano de referencia foi 2013, das 93 operações privadas com atividades operacionais ativas, 71 fizeram parte do universo dos dados SPRIS referentes a esse ano.

    3. A próxima coleta será realizada no início de julho com as informações referentes ao ano de 2014. Todos os associados devem participar?

    Para continuarmos evoluindo, enquanto segmento, é fundamental que as nossas informações estejam sempre organizadas e atualizadas. O SPRIS revela-se como um importante produto do Sindcon e a participação de todas as concessionárias privadas em operação no Brasil é o que traz o rigor para os nossos indicadores.
    Finalizo a entrevista, solicitando a especial atenção dos gestores das nossas empresas associadas que respondam o formulário e se tiverem alguma duvida, liguem para o Sindcon.

    Compartilhe: