ÁREA DO ASSOCIADO

  • Login
  • Estação de tratamento de esgotos da Alta Maceió entra em operação

    03/12/2019

    O governador de Alagoas, Renan Filho, Maurício Quintella, secretário de Infraestrutura, o presidente da Casal, Clécio Falcão, e o presidente da Sanama – Saneamento da Alta Maceió, Paulo Roberto Oliveira, inauguram a ETE Benedito Bentes, que vai tratar os esgotos de 300 mil moradores

    Dia 27, as 10h, entra em operação a Estação de Tratamento de Esgoto Benedito Bentes, que vai tratar os efluentes domésticos de 300 mil moradores da região alta de Maceió. O governador Renan Filho é quem fará a inauguração da ETE que beneficiará a população dos bairros Cidade Universitária, Santos Dumont, Clima Bom, Tabuleiro dos Martins, Antares, Santa Lúcia e Benedito Bentes.

    Fruto de um contrato de parceria público privada com a Casal – Companhia de Saneamento de Alagoas, a Sanama – Saneamento Alta Maceió, que construiu e vai operar a ETE Benedito Bentes por 30 anos, optou pela moderna tecnologia norueguesa CFIC® – Continuos Flow Intermitent Cleaning para tratar os esgotos e devolvê-los à natureza em forma de água limpa.

    Essa tecnologia de alta performance, inédita no país, além de melhorar o tratamento biológico dos efluentes tornando as membranas mais eficiente, traz uma redução de do consumo de energia em 30%, comparada à utilizada em ETEs convencionais, e ocupa área muito menor (50%). Produz efluentes de ótima qualidade que serão usados como água de reuso para fins operacionais da ETE. Com operação automatizada, o processo utilizado pelo reator CFIC® é totalmente aeróbico e não exala odores.

    O sistema de esgotamento sanitário da Alta Maceió pede investimento da ordem de R$ 160 milhões e tem capacidade para tratar até 385 litros de esgoto por segundo que, ao final do processo de tratamento, é devolvido à natureza sem causar impacto ambiental.

    Compartilhe:
    Translate »