ÁREA DO ASSOCIADO

  • Login
  • GT de Medidores de Água se reúne pela primeira vez em uma concessionária privada

    11/05/2018

    GT de Medidores de Água se reúne pela primeira vez em uma concessionária privada

    O Grupo Águas do Brasil recebeu, nos dias 18 e 19 de abril, em Niterói, a reunião regular do Grupo de Trabalho (GT) de Medidores de Água. Os encontros ocorrem a cada dois meses, em diferentes empresas de saneamento, e é composto por representantes das empresas e fabricantes de hidrômetros. O GT tem como objetivo propor projetos de revisão das Normas ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e Regulamentos Técnicos Metrológicos (RTM) do Inmetro relativos aos equipamentos de medição de água.

    Um dos principais projetos desenvolvidos pelo grupo foi a elaboração da minuta para o novo RTM, em substituição à Portaria Inmetro 246/2000, com a finalidade de aprimorar a legislação brasileira de modo a melhorar a qualidade da medição de água. Essa minuta, Portaria nº 455/2016, foi submetida à consulta pública nacional e concluída em dezembro de 2016, restando apenas a publicação da nova Portaria pelo Inmetro.

    Segundo o diretor comercial do Grupo Águas do Brasil e conselheiro da ABCON Carlos Eduardo Castro, esse GT é de extrema importância para o aprimoramento e evolução dos processos de medição de água, produzindo contribuições que poderão ser incorporadas nos normativos da ABNT e Inmetro, a partir das experiências de empresas públicas e privadas, fabricantes e consultores.

    “Essa é a primeira vez que uma empresa privada recebe esse Grupo de Trabalho”, destacou Castro.

    Compartilhe:
    Translate »