ÁREA DO ASSOCIADO

  • Login
  • Manaus vai ganhar o reforço de cinco reservatórios de água neste ano.

    12/04/2019

    A Águas de Manaus, concessionária responsável pelos serviços do tratamento de água e esgoto da capital amazonense, vem trabalhando na construção das unidades.

    Os novos reservatórios fazem parte do plano de expansão e melhorias da rede de abastecimento da cidade e estão localizados nos bairros da Compensa (zona Oeste), Jorge Teixeira (zona Leste), Cidade Nova (zona Norte), Cidade de Deus (zona Norte) e Colônia Santo Antônio (zona Norte).

    As novas unidades vão aumentar a capacidade de reserva de água na cidade em 20 milhões de litros. Se esta quantidade fosse dividida em caixas d’água de 500 litros (modelo mais comum nas residências da cidade), 40 mil caixas poderiam seriam abastecidas. Os novos reservatórios também devem ajudar a acabar com oscilações na pressão de água nos bairros que serão beneficiados. Juntos, eles terão capacidade de melhorar a qualidade de vida de uma população aproximada de 450 mil pessoas.

    Obras

    A previsão é que os reservatórios da Compensa, Jorge Teixeira e Cidade Nova, que estão com as obras mais adiantadas, sejam os primeiros a entrar em funcionamento. Eles já estão na fase de ajustes hidráulicos finais, pintura e acabamentos. Somente o sistema de abastecimento de água da Cidade Nova deverá beneficiar aproximadamente 200 mil pessoas, com capacidade para 7 milhões de litros de água. O do Jorge Teixeira tem uma capacidade de reserva ainda maior: 7,5 milhões de litros, beneficiando cerca de 107 mil moradores do bairro.

    De acordo com o gerente de engenharia da Águas de Manaus, Denis Yurgel, as obras devem trazer avanços consideráveis para a população. “As unidades estão sendo construídas para reforçar o abastecimento nestas áreas estratégicas da cidade. Isso vai garantir a estabilidade no sistema e reduzir as possibilidades de problemas no fornecimento de água em Manaus”, disse.

    Para o diretor-presidente da Águas de Manaus, Renato Medicis, os novos reservatórios reafirmam o compromisso da concessionária com a cidade. “Nossa atual capacidade de produção de água pode atender Manaus tranquilamente. Os novos reservatórios, juntamente com as expansões de rede vão nos colocar em um novo patamar e ajudar a resolver problemas antigos. Vamos promover grandes transformações na cidade, atuando sempre com seriedade e transparência”, garantiu.

    O trabalho de construção dos novos reservatórios se reverte em melhorias para os comunitários. Segundo o líder comunitário do João Paulo, 1ª etapa, Frank da Silva, o novo reservatório no Jorge Teixeira vai melhorar a qualidade de vida dos moradores do bairro e de todo o entorno que sofriam há anos com problemas de abastecimento de água. “A construção do novo reservatório será de suma importância. Há um tempo atrás, nós tivemos muitos problemas com relação a água e só uma caixa não era suficiente. Não conseguia alcançar a grande demanda da comunidade. E hoje, a empresa vem para somar com a comunidade. Eu agradeço muito a Águas de Manaus por ter se mobilizado para liberar a maior quantidade de água possível para os moradores”, alegou.

    Além da construção das novas unidades, a concessionária revitalizou outros 33 reservatórios nos últimos meses, fazendo manutenções essenciais para o funcionamento dos mesmos. Atualmente, Manaus possui 182 reservatórios em operação contínua sob a responsabilidade da Águas de Manaus e uma capacidade de reservação de 226 milhões de litros. 522 mil residências têm ligação de água disponível na capital amazonense.

    Fonte: G1

    Compartilhe:
    Translate »