ÁREA DO ASSOCIADO

  • Login
  • Mauá está entre as 25 melhores cidades no ranking de saneamento do Trata Brasil

    25/04/2018

    Mauá está entre as cidades com os melhores índices de saneamento básico do País, segundo ranking divulgado esse mês, pelo Instituto Trata Brasil. O levantamento abrange os 100 maiores municípios do Brasil e avalia dados do Ministério das Cidades em seu Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) – ano base 2016.

    Os indicadores apontam que mais de 100 milhões de pessoas no país utilizavam medidas alternativas para lidar com os dejetos – seja através de uma fossa, seja jogando o esgoto diretamente em rios. O estudo mostrou ainda que apenas 45% do esgoto gerado no Brasil passa por tratamento, ou seja, os outros 55% são despejados diretamente na natureza.

    Mauá, que conta com aproximadamente 500 mil com habitantes e acolhe a nascente do Rio Tamanduateí, terceiro maior afluente do Rio Tietê, se destaca na Região Metropolitana de São Paulo pelos índices de esgotamento sanitário, atingindo 93% de coleta de esgoto e 70% de tratamento. Com isso ocupa a 25ª posição do ranking do saneamento do Trata Brasil das 100 maiores cidades do pais.

    O avanço dos índices de coleta e tratamento de esgoto na cidade se deu após investimentos da ordem de R$ 240 milhões pela concessionária de serviços públicos BRK Ambiental, que proporcionaram a ampliação do Sistema Público de Esgotamento Sanitário, a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto na cidade e a despoluição de cursos d´água e córregos que cortam o município.

    Dos 35 quilômetros do Rio Tamanduateí, nove quilômetros cruzam a área urbana da cidade. A nascente do rio, localizada no Parque Ecológico da Gruta Santa Luzia, está livre do esgoto que era lançado diariamente em seu leito, uma realidade que também pode ser observada nos córregos Água Espraiada, Taboão e Itrapõa.

    Atualmente, Mauá trata mais de 50.000.000 milhões de litros de esgoto por dia, cada tanque da Estação de Tratamento mede 86 metros de comprimento por 37 metros de largura e 6 metros de altura. Isso significa que o volume de cada tanque é de quase 19 milhões de litros, o que equivale a oito piscinas olímpicas de 2.500 metros cúbicos. Considerando os três tanques, temos o volume equivalente para encher 24 piscinas olímpicas.

    Compartilhe:
    Translate »