ÁREA DO ASSOCIADO

  • Login
  • NOVA ETE DA PROLAGOS ELEVA ÍNDICE DE SANEAMENTO NO ESTADO DO RIO

    30/05/2012

    A Região dos Lagos tem o maior índice de coleta e tratamento de esgotos do estado do Rio de Janeiro, é o que afirma o secretário de Estado do Ambiente, Carlos Minc.

    No início de maio, a população da região recebeu mais uma Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) inaugurada pela Prolagos – Concessionária de Água e Esgoto do Grupo Equipav, pelo Governo do Estado do Rio e pela Prefeitura de Cabo Frio. A ETE é a quinta construída pela concessionária e está em operação plena desde outubro de 2011, elevando para 71% o índice de cobertura em coleta e tratamento de esgotos da Prolagos em sua área de concessão (Armação dos Búzios, Cabo Frio, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, além de Arraial do Cabo) A ETE é mais um passo para a recuperação ambiental da Lagoa Araruama. Em 14 anos de concessão, a Prolagos investiu mais de R$ 367 milhões em saneamento básico, o que representa um dos maiores investimentos neste segmento por habitante no Brasil.

    Com investimentos da ordem de R$ 43 milhões, a inauguração da ETE marca a conclusão das obras da 2ª fase do esgotamento sanitário da região, que tiveram por objetivo proteger a Lagoa Araruama do lançamento de esgotos in natura gerados pelos municípios de seu entorno. Com a finalização dessa etapa, cerca de 13 mil metros cúbicos de esgoto por dia, o equivalente a 1.700 caminhões limpa-fossas, passaram a ser encaminhados para tratamento e deixaram de ser lançados na Lagoa. Isso contribui diretamente para a recuperação deste cartão-postal, essencial para o fomento do turismo e da economia da Região dos Lagos.

    Compartilhe:
    Translate »