ÁREA DO ASSOCIADO

  • Conectar-se
  • NOVOS EQUIPAMENTOS GARANTEM MAIS RIGOR NA QUALIDADE DA ÁGUA EM MINEIROS DO TIETÊ

    30/06/2014

    A água distribuída em Mineiros do Tietê, por Águas de Mineiros, empresa privada que tem a concessão dos serviços de água e esgotos da cidade desde 2007, tem o credenciamento do INMETRO – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia e atende a portaria  2.914/11 de potabilidade do Ministério da Saúde, que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água.

     

    Atualmente são quatro poços que abastecem a cidade (mais um em construção com as obras avançadas). A  água cristalina é bombeada direto do aquífero e recebe o cloro e o flúor por meio de sistemas automatizados. Mensalmente são realizadas 1.800 análises físico-químicas e bacteriológicas de águas coletadas em 60 pontos estratégicos, com sete coletas diárias.

     

    Parte das análises  é realizada em laboratórios próprios   localizados em sua sede e outra parte  em laboratórios externos credenciados pelo INMETRO, segundo a norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005.

     

    Modernos equipamentos foram adquiridos por Águas de Mineiros. Pipetas Eletrônicas, com alta precisão para medição de volume,  Turbidímetro, que analisa as partículas em suspensão, Colorímetro, que mede a cor, e por último, um Espectrofotômetro, que realiza análises por meio de luz. “O investimento nos equipamentos agregam agilidade e precisão nos resultados obtidos”, comenta o engenheiro Sérgio Baraldi, coordenador geral da empresa.

    Compartilhe: