ÁREA DO ASSOCIADO

  • Conectar-se
  • Odebrecht Ambiental lança movimento “Juntos pela Água”

    05/08/2014

    Odebrecht Ambiental lança movimento “Juntos pela Água”

    (Foto – Crédito: Tiago Degaspari)

    A Odebrecht Ambiental, responsável pelo abastecimento de água em Limeira, Porto Ferreira e Santa Gertrudes, no interior de São Paulo, dá inicio em agosto a um movimento para incentivar o uso consciente da água nos municípios em que atua, o “Juntos pela Água”. O objetivo da ação é reforçar os hábitos de consumo equilibrados mesmo onde não existe problema de abastecimento, já que a falta de chuvas afeta todo o estado.

    As bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, onde estão os mananciais que abastecem Limeira, tem passado por um fenômeno climático extremo em 2014. Desde o inicio deste ano o índice de chuvas está mais de 400 milímetros menor do que a média histórica para o mesmo período. A vazão dos rios Jaguari e Pinhal, chegou na ultima semana a 22% se comparado com o mesmo período do ano passado. Para abastecer a cidade, a Odebrecht Ambiental capta em média 800 litros por segundo e a vazão atual é de 5.400 litros por segundo.

    “Monitoramos a vazão dos rios 24 horas por dia e trabalhamos pela garantia do abastecimento nas nossas operações. Entendemos que este é o momento de dar destaque ao uso consciente, já que entramos num período sem chuvas e não tivemos a reposição da vazão dos rios como o esperado no inicio do ano”, afirma Tadeu Ramos, diretor da operação de Limeira.

    O “Juntos pela Água” reforça a importância da mobilização das famílias, mostrando que pequenas ações podem trazer grandes resultados. “A proposta é que cada um reflita sobre o seu consumo e use do bom senso para ajudar a natureza e evitar um cenário mais desagradável em relação à água”, reforça o diretor da operação em Limeira.

    O site www.juntospelaagua.com.br concentra dicas e informações possíveis de serem compartilhadas nas redes sociais com o uso da hashtag #juntospelaagua. O movimento, além de disponibilizar informações incentiva que a própria população compartilhe seus hábitos de consumo numa rede de dicas e informações úteis para todos.

    Para o presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Osmar da Silva Junior, a campanha é uma ação preventiva, pois o abastecimento de Limeira está mantido, e oportunidade de levar a mensagem de uso consciente aos moradores. “É papel do SAAE apoiar e incentivar a ação da concessionária”.

    O secretário da pasta de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Alquermes Valvassori, reforçou que todos juntos, concessionária, Prefeitura e população, cada um fazendo a sua parte, irão unir forças e somar com o resultado do município.

    Estiveram presentes no evento a secretária executiva do Consórcio PCJ, Jussara Cordeiro Santos, o diretor de extensão rural Dirceu Brasil e o diretor de educação ambiental, Tiago Georgette, ambos da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente.

    [learn_more caption=”Informações para a imprensa:”]

    Sandra Alves – sandraalves@foz.com.br – (19) 3404 5506 / 98144 9786

    [/learn_more]


    Compartilhe: