ÁREA DO ASSOCIADO

  • Login
  • Piracicaba é líder no Ranking do Saneamento 2019

    01/07/2019

    Piracicaba, pelo terceiro ano consecutivo, é líder no Ranking da Universalização do Saneamento 2019, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) e divulgado neste mês de junho. O município conquistou a pontuação máxima, 500 pontos, nos quesitos avaliados. O Ranking avalia a situação do saneamento em relação à universalização no Brasil por meio de indicadores de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto e coleta e destinação de resíduos sólidos. Para atingir a universalização do saneamento, desde 2012, Piracicaba firmou uma Parceria Público Privada (PPP), por meio do Serviço Municipal de Água e Esgoto (SEMAE), com a Mirante, empresa controlada pela Aegea Saneamento.

    O Ranking do Saneamento analisa as condições do setor nas cidades brasileiras com mais de 100.000 habitantes e, em função da intrínseca relação entre saneamento e saúde, correlaciona os resultados às DRSAI – Doenças Relacionadas ao Saneamento Ambiental Inadequado de cada município. Os dados, das quase 2 mil cidades analisadas, foram fornecidos pelo SNIS – Sistema Nacional de Informações de Saneamento e os de saúde foram obtidos do DATASUS do Ministério da Saúde. Foram avaliados 1.868 municípios do Brasil, 87% deles de pequeno e médio portes. Deste número, somente 85 cidades atingiram a categoria “Rumo à Universalização”.

    Investimento em esgotamento sanitário
    Um dos principais diferenciais que fazem Piracicaba se destacar no setor de saneamento são os fortes investimentos realizados, principalmente, no esgotamento sanitário. Nos últimos sete anos, a Prefeitura, por meio da PPP, universalizou o atendimento com forte investimento no sistema de esgotamento sanitário. A Mirante investiu mais de R$ 400 milhões na modernização e mudança de concepção de operação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Piracicamirim, da ETE Capim Fino; na construção da ETE Bela Vista, ETE Artemis e ETE Anhumas; na construção de 17 Estações Elevatórias de Esgoto; na implantação de um moderno Centro de Controle Operacional (CCO), que utiliza moderna tecnologia para monitorar e controlar equipamentos das unidades operacionais

    Segundo a administração pública municipal, além da PPP, operada pela Aegea Saneamento, o cumprimento integral do Plano Nacional de Resíduos Sólidos, com a implantação da Usina de Tratamento de Resíduos Ecoparque, juntamente com a operação do sistema de abastecimento realizado pelo Serviço Municipal de Água e Esgoto (SEMAE) tem contribuído com a redução do índice de doenças por veiculação hídrica no município e o aumento da sustentabilidade, com a preservação ambiental dos mananciais, principalmente o rio Piracicaba, que é atração turística e símbolo da cidade.

    Para o presidente da Mirante, Ricardo Miranda, a manutenção do município no topo da seleta lista das cidades mais bem saneadas do Brasil é motivo de orgulho, não só para a equipe de colaboradores da Mirante, bem como para os piracicabanos. “Sabemos que a PPP ainda é um tipo de negócio novo no setor do saneamento. O aumento no índice de cobertura do município e o reconhecimento, por três anos consecutivos, na liderança do Ranking da ABES comprovam que o modelo funciona e que o caso de sucesso de Piracicaba pode ser uma alternativa para o avanço do saneamento em outras áreas do país”, sugere Miranda.

    Compartilhe:
    Translate »