ÁREA DO ASSOCIADO

  • Conectar-se
  • Prolagos cria Centro de Controle Operacional remoto durante a pandemia

    11/05/2020

    Unidade responsável por monitorar 24h os sistemas de água e esgoto agora pode ser acessada da casa dos operadores

    Há 12 anos operando o Centro de Controle Operacional da Prolagos (CCO) e 21 anos na empresa, Edison Siqueira jamais imaginou que um dia tivesse o CCO instalado na própria casa. Aos 60 anos, faixa considerada no grupo de risco do novo coronavírus, o colaborador foi afastado das funções assim que a pandemia chegou ao Brasil, conforme orientação do Ministério da Saúde. A medida protetiva, no entanto, gerou desconforto ao colaborador, que não aguentava mais ficar longe do monitoramento e da operação dos sistemas de água e esgoto, que o acompanham há tanto tempo.

    Com o isolamento social ainda em vigor e sem poder ir até o CCO, instalado na sede da concessionária em São Pedro da Aldeia, a unidade foi até ‘Seu Edison’, como é carinhosamente chamado por todos na companhia. “No início foi muito angustiante, pois estava voltando de férias, mas não pude retomar as atividades. Para mim, foi uma benção ter a oportunidade de trabalhar de casa, pois já estava aflito em ficar parado este tempo todo. Os nossos serviços não podem parar, tenho saúde para continuar fazendo o meu trabalho e espero que dê tudo certo e que isso acabe o mais rápido possível”, completou se referindo à pandemia.

    O CCO é uma unidade de supervisão e controle de todo o sistema de abastecimento de água e captação e tratamento de esgoto nos municípios da área de concessão. Em tempo real, os operadores acompanham os serviços de produção, armazenamento e distribuição de água, recalque dos esgotos, através das estações elevatórias, a programação dos serviços nas redes, instalações e equipamentos e contribui para monitorar a segurança patrimonial das unidades.

    Além dos operadores, que atuam em sistema de plantão, o centro de controle conta ainda com postos de trabalho ocupados pelos responsáveis por diversas áreas operacionais, como distribuição de água, captação de esgoto, eletromecânica, perdas e energia. A atuação conjunta da equipe multidisciplinar reduz o tempo na tomada de decisão em caso de qualquer demanda. “Antes estávamos todos no mesmo ambiente e sinto muita falta dessa interação com os colegas de trabalho, mas graças a tecnologia, continuamos em contato por telefone ou WhatsApp”, acrescentou seu Edson.

    Contando com o apoio da área de TI, o suporte de uma conexão criptografada segura (VPN = Virtual Private Network) e internet de fibra ótica, foi possível instalar o CCO Remoto na casa dos operadores, de onde eles acessam todos os programas de controle e comando dos sistemas de água e esgoto. O funcionamento permanece 24 horas e foi feito um planejamento preventivo caso tenha qualquer dificuldade. “Disponibilizamos notebooks, monitores, internet de alta velocidade para que eles possam realizar essa operação da melhor forma. Também planejamos backups e pessoas de sobreaviso. Caso ocorra algum problema de comunicação, outras pessoas podem assumir a operação, também de suas casas, sem precisar se deslocar até o local de trabalho”, explicou o coordenador operacional Victor Barreto.

    O CCO Remoto se soma a outras iniciativas da Prolagos no enfrentamento à Covid-19. Os colaboradores que estão em home office receberam suporte tecnológico para realização de videoconferência e teleconferência, além de notebooks com acesso remoto RDP (Remote Desktop Protocol) e, em alguns casos, apoio mobiliário. As equipes operacionais têm a temperatura medida todos os dias no início e no final do expediente, recebem kits com álcool em gel e máscaras para exercerem suas funções e estão recebendo atendimento preventivo sobre o estado de saúde. Diariamente mensagens são enviadas por WhatsApp para que todos respondam perguntas sobre temperatura ou a presença de um dos sintomas da doença. Dessa forma sistemática, a empresa poderá apoiar o colaborador caso necessário.

    Compartilhe: