ÁREA DO ASSOCIADO

  • Conectar-se
  • Prolagos moderniza sistema de desinfecção da água

    13/04/2020

    Processo traz maior segurança operacional e ambiental

    Manter a água limpa e desinfetada até chegar aos imóveis. Essa é a função do cloro, que elimina agentes patogênicos, como vírus e bactérias. Esse produto é utilizado pela Prolagos na Estação de Tratamento de Água (ETA) em São Vicente, Araruama. Para aumentar a eficiência do tratamento, a concessionária implantou um moderno sistema de produção de cloro, também chamado de hipoclorito de sódio, substituindo o uso do cloro gás, o que representa maior segurança operacional e ambiental.

    O novo método utiliza como matéria prima um item característico produzido na Região dos Lagos: o sal de cozinha. “O processo funciona de maneira simples utilizando sal de cozinha, água e energia elétrica para produção do hipoclorito de sódio. Com a implantação do gerador, a produção e dosagem da solução é automatizada, dispensando contato manual com o produto químico. Este é um sistema inovador, eficiente, seguro e ambientalmente correto”, comenta Rogério Marins, coordenador de Operações na ETA.

    O sistema traz também como vantagem a estabilidade do nível de cloro até a ponta da rede e garante a qualidade da água em todo o sistema de distribuição de água. “O equipamento veio para reforçar a eficiência da etapa da desinfecção, quando asseguramos que a água fornecida não contém microrganismos. Esta é uma importante aquisição da empresa, que não mede esforços para melhorar cada vez mais os serviços e a segurança de suas equipes”, comenta José Vicente Marino, gerente de Operações da Prolagos.

    A implantação do gerador faz parte do Programa de Melhoria Continua da concessionária, com foco na eficiência da operação. Outas iniciativas também estão sendo adotadas como a implantação de estações de bombeamento (booster) para aumentar a pressão nas redes, contribuindo para que a água chegue nos pontos mais distantes e elevados. Esses investimentos irão resultar na melhor qualidade da água tratada distribuída para aproximadamente 420 mil pessoas dos cinco municípios atendimentos na baixa estação e chega a mais de 1,2 milhão na alta temporada.

    Compartilhe: