ÁREA DO ASSOCIADO

  • Login
  • PROLAGOS opera pioneira ETA de reuso do estado do rio em Buzios

    27/11/2013

    O Estado do Rio de Janeiro conta com a primeira Estação de Tratamento de Água de Reuso – ETAR no setor do saneamento básico com nível terciário, que representa o estágio máximo de tratamento do esgoto.

    Desenvolvida pela Prolagos – concessionária de água e esgoto do Grupo Equipav – a estação, inaugurada no dia 11 de novembro, está localizada na cidade de Armação dos Búzios, um dos principais destinos turísticos do Brasil, e possui capacidade para produzir mais de 2 milhões de litros de água de reuso por mês.

    Parte da água produzida pela estação já atende, diariamente, ao Campo de Golfe de Búzios. São cerca de 40 mil litros de água de reuso por dia, utilizados para a irrigação da grama diferenciada, que requer uso de água com alto nível de potabilidade. O local será palco dos treinos da modalidade esportiva para os jogos olímpicos de 2016.

    A Estação de Tratamento de Reuso, além de sustentável, gera outros benefícios ambientais, como a diminuição do consumo dos recursos hídricos naturais e a redução do volume do efluente (esgoto tratado) lançado no meio ambiente. O investimento para a implantação da Estação de Água de Reuso foi deliberado pela Agenersa – Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro.

    O presidente da Prolagos, Carlos Roma Jr., destaca os benefícios ambientais proporcionados pela unidade. “O uso responsável da água é fundamental, principalmente nas regiões metropolitanas mais populosas. Cada litro de água de reuso representa um litro de água conservada em nossos mananciais. É uma maneira inteligente e capaz de assegurar que as gerações futuras tenham acesso à água potável e de qualidade.’’, afirmou.

    Compartilhe:
    Translate »