ÁREA DO ASSOCIADO

Público ou privado: quem financia a infraestrutura?

28/12/2017

Durante o Fórum Estadão Infraestrutura, realizado no dia 13.12, o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, afirmou que os recursos da União não são suficientes para atacar todo o déficit que o pais possui na área. Por isso, a estratégia do governo federal é estimular o investimento privado.

O presidente da Inter.B Consultoria, Cláudio Frischtak, presente no evento, criticou a falta de interação entre o público e o privado no planejamento dos investimentos. “Não temos a prática de chamar o setor privado para conversar de forma estruturada, sistemática”, ele afirmou.

O presidente da comissão de infraestrutura da CBIC, Carlos Eduardo Lima Jorge, destacou que em novembro o governo transformou em lei uma MP que cria um plano de apoio às concessões municipais. O projeto envolve projetos de água, esgoto, resíduos sólidos, mobilidade urbana e iluminação pública. “O gestor municipal não tem como fazer projetos e todos os estudos necessários numa licitação”, diz Jorge. O plano envolve concessões menores, mas que têm capacidade para deslanchar os investimentos em áreas como saneamento básico.

(Fonte: O Estado de São Paulo)

Compartilhe:
Translate »