ÁREA DO ASSOCIADO

  • Login
  • Samar investe R$ 20 milhões em setorização de redes em Araçatuba

    23/05/2018

    A SAMAR – Soluções Ambientais de Araçatuba – iniciou as obras de setorização da distribuição de água no município, com investimentos na ordem de R$ 20 milhões para a construção de 40 quilômetros de novas redes de água e instalação de registros de manobra.

    Ao final dos trabalhos, em 2020, a cidade terá 42 microssetores de abastecimento, o que vai permitir uma gestão mais eficiente da distribuição da água tratada e redução de perdas.

    Na primeira fase, foram delimitadas três grandes zonas de abastecimento, que posteriormente serão subdivididas em pequenos setores, controlados por registros de manobras.

    Toda obra é executada por Método Não Destrutivo (MND). Com essa técnica, não é necessário abrir grandes buracos para as instalações das tubulações. “Realizaremos intervenções parciais das vias para as instalações das novas redes. Cada setor receberá medição de vazão e de pressão. Assim, conseguiremos acompanhar on-line se a pressão reduziu e ainda detectar onde há vazamentos”, explica o diretor técnico da SAMAR, Rondinaldo de Lima.

    Outro grande benefício da setorização será a redução de perdas. “Hoje a perda de água em Araçatuba é de 36%. A cada 10 litros, perdemos 3.6% no próprio sistema de abastecimento. Com a setorização estimamos que a perda fique em torno de 20% a 15% em cinco anos”, destaca o diretor técnico.

    Benefícios com a obra:

    1. Redução de rompimentos de tubulações e vazamentos, que provocam a suspensão do fornecimento de água;
    2. Maior controle da pressão da água;
    3. Com a diminuição dos vazamentos, serão reduzidas também as intervenções no asfalto, que provocam buracos e recapeamentos;
    4. O conserto de vazamentos poderá ser feito isolado.
    Compartilhe:
    Translate »