ÁREA DO ASSOCIADO

  • Login
  • Sanessol investe R$ 60 mi e desponta em ranking nacional

    19/02/2020

    A Sanessol investiu R$ 60 milhões em obras importantes em Mirassol, como as Estações de Tratamento de Esgoto Piedade, Fundão e Fartura, além de construções de novos poços e reservatórios e a aplicação de novas tecnologias no setor, oferecendo água de qualidade de acordo com as exigências do Ministério da Saúde.

    Há 12 anos, o município optou pelo modelo de concessão e assinou o contrato com a empresa, com isso aumentando de 0 para 100% a coleta e o tratamento de esgoto na cidade.

    Essa iniciativa coloca a cidade em destaque. A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) divulgou em 2018 o Ranking ABES da Universalização do Saneamento que traz um mapeamento de 1.894 municípios do Brasil. De todas as cidades mencionadas na pesquisa, apenas 80 estão na categoria máxima Rumo à Universalização. E Mirassol aparece neste grupo como uma das únicas cidades na região Noroeste Paulista em destaque no ranking com altos investimentos para chegar nesta categoria.

    Em 2019, com a inauguração da ETE Fartura a cidade atingiu a tão almejada universalização com 100% de água e esgoto tratados.
    No final do último ano, o novo marco legal do saneamento básico foi aprovado pela Câmara dos Deputados. Esse documento permite a ampliação da participação de empresas privadas que possuem maior poder de investimento no setor, desta forma acelerando a universalização dos serviços de água e esgoto no Brasil.

    Esse cenário já é uma realidade em algumas cidades da região Noroeste Paulista, como é o caso de Mirassol.

    CENÁRIO DO SETOR

    Atualmente, 70% do fornecimento de água e esgoto está nas mãos das empresas estaduais, 24% com as companhias municipais e apenas 6% com agentes privados. Seguindo esse cenário, a universalização do saneamento no Brasil só seria alcançada entre 2055 e 2060.

    Compartilhe: