ÁREA DO ASSOCIADO

  • Conectar-se
  • Técnicos da ANA visitam SESAMM em Mogi Mirim para coleta de dados do Atlas despoluição

    06/06/2014

    Técnicos da ana visitam sesamm em mogi mirim para coleta de dados do Atlas despoluição

    (Foto: Giuliana Talamini, Sindcon, Grace B. Matos, ANA, Patrícia Mistura, Sindcon e Carlos Roberto Ferreira, SESAMM)

    A SESAMM – Serviços de Saneamento Básico de Mogi Mirim, recebeu no dia 03 de junho, a visita da equipe da ANA – Agência Nacional de Águas, consultores da Cobrape – Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos, equipe técnica do Sindcon, além de representantes do SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Mogi Mirim, para entrega de dados da concessionária, para compor o Atlas Brasil de Despoluição das Bacias Hidrográficas: Tratamento de Esgotos Urbanos, trabalho coordenado pela ANA, cujo objetivo é analisar os sistemas de esgotamento sanitário de todas as sedes municipais do país e a proposição de ações em obras de coleta e tratamento de esgotos com foco na proteção dos recursos hídricos, no seu uso sustentável para diluição dos efluentes e na racionalização dos investimentos. O referido estudo é uma parceria da ANA, do Ministério das Cidades e do Banco Mundial no âmbito do Programa de Desenvolvimento do Setor Água – Interáguas.

    O engenheiro Carlos Roberto Ferreira, presidente da Sesamm, recebeu os convidados com breve apresentação da empresa, seguida da entrega dos dados de diagnóstico das condições de atendimento por coleta e tratamento de esgotos no município de Mogi Mirim, onde opera. Os dados relativos aos serviços de captação, tratamento e distribuição de água, ficaram a cargo do SAAE, visto que a concessão privada do município tem caráter parcial.

    Com os dados em mãos, Grace Benfica Matos, especialista em recursos hídricos da ANA, detalhou o projeto em conjunto com consultores da Cobrape, empresa contratada para execução do Atlas Despoluição. A participação do Sindcon tem função de facilitar o levantamento de dados das empresas privadas afiliadas.

    Após a reunião de alinhamento e entrega de dados, Carlos Roberto acompanhou os presentes a uma visita detalhada na ETE – Estação de Tratamento de Esgoto com tratamento por lodos ativados dotada de um sistema de aeração tipo Orbal, um diferencial técnico e único no Brasil, com características inovadoras de aeração, possibilitando a redução significativa do consumo energético, além de alto grau de eliminação da carga orgânica. ” Hoje dos 100% dos esgotos coletados, 65% são tratados e devolvidos ao meio ambiente com eficiência acima de 98%”, comenta Carlos Roberto.

    A Sesamm concessionária controlada pela GS INIMA BRASIL completou seu segundo ano de operação no município de Mogi Mirim e já investiu cerca de R$ 54 milhões.

    Compartilhe: