O Prêmio Sustentabilidade 2015

O SINDCON (Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto) realizou em agosto de 2015 a cerimônia de premiação do 1º Prêmio Sustentabilidade. Foram avaliados 44 projetos - divididos nas categorias Institucional, Técnica e Gestão - que concorreram à R$ 15 mil em dinheiro.

A Comissão Julgadora foi composta por 18 profissionais de diversas áreas e entidades, como: ANA (Agência Nacional de Águas), Instituto Ethos, Unicef, Finep, UFMG, UFSC, Faculdade de Saúde Pública da USP, Eletrobrás, Abes, BNDES e Caixa Econômica Federal.

Na categoria Institucional, o vencedor foi o programa Frota Ideal, da concessionária Águas de Guará (SP). Na categoria Técnica, a vencedora foi a concessionária Águas do Paraíba, de Campos (RJ), com o programa Água Certa. Na categoria Gestão, venceu a empresa Latam Water, com a aplicação da inovadora metodologia chamada Análise Multicritério de Apoio à Decisão (MCDA). Entre os finalistas estiveram ainda as concessionárias Águas Guariroba, SESAMM, Sanessol, Águas de Nova Friburgo e a Ambient.

A entrega do Prêmio Sustentabilidade e a revelação dos vencedores aconteceu no Museu da Casa Brasileira, com um clima festivo, de celebração das melhores práticas sustentáveis do segmento privado de saneamento.