ÁREA DO ASSOCIADO

  • Login
  • Edição 11

    ANO IV - ABR A JUL/2018

    /

    SIRI

    Associados muito mais integrados e informados

    em 27 de Abril de 2018

    Já está disponível no portal ABCON/SINDCON o cadastro para a “Área do Associado”, onde o usuário pode acessar o relato completo das representações internas e atividades dos Comitês Temáticos das entidades (incluindo as apresentadas nesta página).

    Confira aqui um resumo de algumas das principais representações do SIRI – Sistema de Integração e Representação Institucional no período:

    Ministério das Cidades – Comitê Interinstitucional de Eficiência Energética do Setor de Saneamento

    Especialista em gestão de energia da AEGEA Engenharia, Dan Ramon Ribeiro representou a ABCON em reunião realizada no dia 08 de dezembro de 2017. Entre as atividades em curso apresentadas estão a Revisão do Plansab, o Plano Nacional de Eficiência Energética/Plano Decenal de Expansão de Energia (MME/EPE) e os mecanismos de fomento eficiência energética. Além disso, foi relatado o andamento de iniciativas como o ProEESA, Procel Sanear e Certificação ISO 50001. Também foram definidos grupos de trabalho nos temas de macromedição, trabalhos PEE e eficiência energética no Fórum Mundial.

    CT Financeiro ABCON – Estudo de Parametrização de Preços e Obras de Saneamento

    O estudo foi disponibilizado para consulta aos associados entre 10 de janeiro e 20 de fevereiro. As contribuições foram consolidadas e o processo pra consulta aos demais stakeholders está sendo preparado, incluindo reuniões com a Caixa Econômica Federal pra avanços e desdobramento do processo.

    Conselho Nacional de Recursos Hídricos

    O CNRH se reuniu no dia 19 de dezembro de 2017. A principal matéria debatida na reunião foi a Proposta de Resolução que “dispõe sobre o procedimento para atualização dos preços públicos unitários cobrados pelo uso de recursos hídricos de domínio da União, de que trata a Lei nº 9.433/97 Após amplo debate entre governo, comitês de bacia e setores usuários, a resolução foi aprovada com destaques. Em suma, a alteração proposta na redação flexibiliza a proposta original e abre possibilidade para que os Comitês de Bacia apresentem outros mecanismos de adequação e atualização de valores a serem cobrados no ano subsequente que não a variação do IPCA/IBGE. Porém, caso não o façam, aplicar-se-á esta última.

    Conselho Estadual de Recursos Hídricos – SP

    Acesse o Relatório de Situação dos Recursos Hídricos de SP – 2016

    As duas últimas reuniões dos CRH-SP aconteceram nos dias 25 de outubro e 11 de dezembro de 2017. Destaca-se a aprovação da Deliberação nº 2014 que estabelece diretrizes para o reúso direto não potável de água, ETEs, e a aprovação do Relatório de Situação dos Recursos Hídricos de SP ano base 2016. A ABCON apresentou sua candidatura para a eleição e indicação dos representantes das entidades do segmento Sociedade Civil no CRH para o período 2018-2020. Atualmente a ABCON ocupa uma vaga (titular e suplente),  e participa de 3 Câmaras Técnicas: Cobrança; Águas Subterrâneas e Assuntos Jurídicos e Institucionais.

    CT Recursos Humanos

    No final de 2017, o CT se reuniu para analisar os indicadores de desempenho de Recursos Humanos que completou seu 4º ciclo e discutir o plano de trabalho para 2018, que inclui a realização da Pesquisa de Salários e Benefícios, o apoio na preparação dos debates sobre RH no 7º Encontro Nacional das Águas e a discussão sobre os Treinamentos Técnicos em água e esgoto. O comitê se reuniu em março para dar inicio aos trabalhos.

    Compartilhe:
    Translate »