ÁREA DO ASSOCIADO

  • Conectar-se
  • Edição 02

    ANO II - ABR A JUL/2015

    /

    ABCON

    Brasil se prepara para o Fórum Mundial da Água em 2018

    em 21 de Dezembro de 2017

    Realizado a cada três anos, o Fórum Mundial da Água é o maior evento do mundo sobre soluções políticas, técnicas e econômicas para os problemas relacionados ao uso sustentável dos recursos hídricos. Em 2018, será a vez de o Brasil receber este Fórum, que, finalmente, chega ao Hemisfério Sul, em sua oitava edição.

    A ABCON e o SINDCON integram a Seção Brasil do Conselho Mundial da Água. Nossos representantes têm participado dos preparativos para o Fórum no Brasil, atuando ao lado de outras entidades para construir uma agenda positiva para o evento. À frente dos trabalhos está o presidente do Conselho Mundial da Água, o professor brasileiro Benedito Braga, com a coordenação de Ricardo Medeiros Andrade, diretor da ANA – Agência Nacional de Água.

    Para o Brasil, realizar o Fórum aqui é uma grande conquista e um feito importante para o país, que possui, de um lado, muitos mananciais, e, de outro, o desafio de gerenciar seus extensos recursos de forma sustentável, sem agredir o meio ambiente.

     

    O evento em 2015

    Em abril, o mundo discutiu o tema “Água para o nosso futuro”. A Coréia do Sul foi a sede do 7º Fórum Mundial da Água.

    A ABCON esteve representada no evento pelo presidente executivo, Roberto Muniz. Por intermédio de uma publicação da Aquafed – The Internacional Federation of Private Water Operators, a entidade divulgou algumas das boas iniciativas brasileiras realizadas pela iniciativa privada, como o projeto de produção de água da CAB Águas do Agreste para o sertão alagoano; a adoção da tecnologia de biodigestores pela concessionária Águas do Imperador, em Petrópolis; o programa de redução de perdas da concessionária Águas Guariroba, em Campo Grande; e o compromisso com a preservação dos recursos hídricos com o projeto de reúso da SESAMM, concessão parcial de tratamento de esgoto de Mogi Mirim.

     

    Compartilhe: