ÁREA DO ASSOCIADO

  • Login
  • Edição 13

    ANO V - DEZ/2018 A MAR/2019

    /

    Janela do Associado

    Como podemos enfrentar os desafios da escassez de recursos?

    em 19 de Dezembro de 2018

    Associada da ABCON, SUEZ está à frente da busca de soluções inovadoras para um mundo melhor

    Inovação. Essa pode ser considerada a principal característica do grupo SUEZ, que, muito além do saneamento, apresenta métodos para solucionar grandes problemas que assolam a população mundial.

    Com 90 mil funcionários em cinco continentes, a SUEZ é líder global na inovação para o combate à crescente escassez de recursos naturais em função do crescimento demográfico e urbano e o aqueci-mento global. O objetivo da companhia é fornecer a municípios, indústrias e consumidores caminhos concretos e tecnologias para implementar uma economia circular e solucionar estes problemas através da inovação.

    Os desafios pedem soluções palpá-veis: atualmente 70% dos recursos hídricos são utilizados para a agricultura, e apenas 2% das águas residuais coletadas são reutilizadas. É preciso economizar. Em sua busca para achar alternativas para preservar e reaproveitar os recursos, a SUEZ apoia a startup NextAlim.

    A startup desenvolveu um método que, por meio do uso de larvas de insetos, converte resíduos alimentares em insumos ricos em proteínas. Estes resíduos são usados nos setores de alimentação animal e química verde (ou sustentável). O processo reduz o uso de substâncias nocivas ao meio ambiente. Desde a sua criação, a startup investiu mais de 10 milhões de euros neste projeto, que visa permitir a continuidade do crescimento da empresa.

    “Temos o prazer de ajudar no desenvolvimento do NextAlim, uma startup francesa que está criando soluções que proporcionam uma ruptura em comparação àquelas já disponíveis. Esta oferta de serviços de coleta e recuperação de mate-riais orgânicos é muito promissora, e está completamente alinhada com a estratégia da SUEZ de se tornar a líder europeia em recuperação de resíduos orgânicos’’, afirma Loïc Voisin, vice-presidente sênior de inovação, marketing e desempenho de negócios do grupo.

    A SUEZ também tem como projeto a reutilização de águas resistentes à irrigação agrícola. É necessária uma produção global em que os alimentos sejam sustentáveis e, para isso, projeto recicla 800 milhões de m³ de águas residuais por ano. Graças às técnicas praticadas, o grupo consegue evitar derramamentos de poluentes no meio ambiente.

    Compartilhe:
    Translate »