ÁREA DO ASSOCIADO

  • Login
  • Edição 14

    Ano VI - MAI a AGO/2019

    /

    Janela do Associado

    Concessionárias privadas se destacam em ranking da ABES

    em 29 de Maio de 2019

    Piracicaba, que tem o tratamento de esgoto operado pela concessionária Águas do Mirante, do grupo Aegea, recebeu a pontuação máxima.

    Realizada pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), a edição 2018 do ranking da Universalização do Saneamento voltou a avaliar as condições dos municípios brasileiros, dividindo-os nas seguintes categorias: rumo à universalização, compromisso com a universalização, empenho para a universalização e primeiros passos para a universalização.

    Foi a primeira vez que a pesquisa abrangeu todo o território nacional, contemplando todas as cidades brasileiras que forneceram dados ao SNIS. Assim, o ranking contou com quase dois mil municípios. Dentre eles, na categoria “Rumo à Universalização”, cidades servidas por concessionárias privadas de saneamento se destacaram.

    O ranking da ABES dá uma nota de 0 a 500 para cada cidade, a partir de indicadores sobre abastecimento de água, coleta de esgoto, tratamento de esgoto, coleta de resíduos sólidos e destinação adequada aos resíduos sólidos.
    Os municípios com nota acima de 489 foram considerados dentro da categoria “Rumo à Universalização”.

    Neste caso, entre os municípios de grande porte, constam importantes casos de sucesso de concessionárias privadas.

    Piracicaba, que tem o tratamento de esgoto operado pela concessionária Águas do Mirante, do grupo Aegea, recebeu a pontuação máxima. Destacaram-se também a cidade de Niterói, concessão plena, operada pela Águas de Niterói, do grupo Águas do Brasil, e o município de Limeira, onde a concessionária BRK Ambiental Limeira (grupo BRK Ambiental), responde pela gestão e operação dos serviços de água e esgoto.

    As concessões de Matão (Águas de Matão/Aegea), Mirassol (Sanessol/Aviva e Iguá), Pará de Minas (Águas de Pará de Minas/Águas do Brasil) e Santa Gertrudes (BRK Ambiental Santa Gertrudes/BRK Ambiental) também alcançaram o grau de “rumo à universalização”, aquele que reúne as melhores cidades do ranking da ABES.

    Compartilhe:
    Translate »