ÁREA DO ASSOCIADO

  • Login
  • Edição 11

    ANO IV - ABR A JUL/2018

    /

    Artigo

    Diversidade e inclusão. E você, já se incluiu neste tema?

    EM 27 de Abril de 2004

    Por Guilherme Bara*

    A discussão sobre sustentabilidade, presente há bastante tempo nas grandes empresas, costuma desequilibrar o famoso Triple Bottom Line em favor do pilar ambiental. É comum assistirmos a palestras ou mesmo presenciarmos eventos sobre desenvolvimento sustentável onde 90% do conteúdo abordado trata de temas ambientais.

    Mesmo quando incluímos o pilar social na conversa, aparece outro viés: o de focar apenas para fora da empresa, para as comunidades ao redor das fábricas, para as necessidades dos outros.

    Deixamos para segundo plano algo que deveria ser visto como fundamental: a qualidade das relações dentro da empresa. É aí que chega a hora da diversidade e inclusão.

    A boa gestão da diversidade fomenta um ambiente respeitoso que contribui para ao menos três fatores que são estratégicos para a maioria das organizações.

    Atração e retenção de talentos: sabemos que as pessoas gostam e comentam quando trabalham em uma empresa que respeita e valoriza suas singularidades. É comum vermos empresas premiadas como um bom lugar para se trabalhar ter como destaque políticas inclusivas para mulheres e para o público LGBT. Estas práticas ganham força quando constatamos que 57% da população com nível superior no Brasil é composta por mulheres.

    Equipes mais criativas e inovadoras: um ambiente inclusivo também passa por um lugar onde as pessoas podem manifestar seus pensamentos sem receio de se exporem. Esta dinâmica contribui para que as decisões sejam mais maduras, uma vez que praticamente já testadas internamente.

    Em uma equipe onde todos pensam igual, na verdade, ninguém pensa.

    Melhor compreensão dos mercados onde a empresa atua: assim como os colaboradores de uma empresa, seus clientes também são diversos e, reconhecermos e respeitarmos estas diferenças tornam as relações comerciais mais sólidas e sustentáveis.

    Pouco a pouco as empresas percebem que diversidade e inclusão vão muito além de um tema retórico e superficial para algo que impacta diretamente suas relações e seus resultados.

    *Guilherme Bara é gerente de Diversidade e Inclusão da Fundação Espaço ECO®, consultoria que oferece soluções de sustentabilidade aplicada, gestão e diversidade para promover desenvolvimento sustentável no ambiente empresarial e em toda a sociedade.

    Compartilhe:
    Translate »